Gaeco deflagra operação e cumpre mandados em Elesbão Veloso e Teresina

A operação objetiva produzir provas e fazer cessar a atuação de uma organização criminosa investigada por desvio de recursos

Gaeco deflagra operação e cumpre mandados em Elesbão Veloso | Reprodução/WhatsApp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piaui, por meio da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso e GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, com apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar, da PRF e do TCE-PI deflagrou nas primeiras horas da manhã, desta sexta-feira (14), a operação “CNPJ Premiado” para cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão nos endereços de 13 investigados, pessoas físicas e jurídicas.

MPPI cumpre mandados de busca e apreensão no município de Elesbão Veloso e Teresina (Foto: MPPI)

O ex-prefeito de Elesbão Veloso, Ronaldo Barbosa e o ex-pregoeiro Wilian Rodrigues  estão entre os alvos da operação. Foram cumpridos mandados de busca em vários endereços.

"O nome da operação 'CNPJ Premiado', se refere a contratos que já estavam deliberados, faltava-se apenas a criação das empresas para a realização de tais contratos, de receber valores, muitas vezes sem prestar serviço ou com tercerização integral do objeto, o que é ilegal. A investigação apura o desvio de mais de R$ 10 milhões de reais envolvendo os contratos de todas as empresas", disse o Promotor de Justiça, José William.

A operação objetiva produzir provas e fazer cessar a atuação de uma organização criminosa investigada por desvio de recursos públicos em Elesbão Veloso e outros municípios piauienses, envolvendo serviços de coleta de lixo, locações de veículos e obras.

A operação objetiva produzir provas e fazer cessar a atuação de uma organização criminosa (Foto:MPPI)

Segundo o GAECO,  foram criadas pessoas jurídicas de fachada. As empresas receberam recursos públicos tanto de Elesbão Veloso quanto de outros municípios piauienses, em contratos que ainda estão em vigor. O valor estimado passa de R$ 10 milhões.

MPPI cumpre mandados de busca e apreensão no município de Elesbão Veloso e Teresina (Foto: MPPI)

A investigação está apurando o pagamento de propina a servidores públicos ligados à gestão municipal de Elesbão Veloso e pagamentos suspeitos realizados a parentes do ex-prefeito municipal investigado, além de lavagem de dinheiro com uso de laranjas.

Documentos apreendidos durante a operação para análise (Reprodução/WhatsApp)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES