Grupo de extermínio vai a júri por crimes no Ceará

Cinco acusados da morte de empresário serão levados a julgamento no próximo dia 3

Cinco acusados da morte de empresário serão levados a julgamento no próximo dia 3 | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justi?a marcou para o dia 3 de setembro pr?ximo o primeiro julgamento dos acusados de integrar um suposto grupo de exterm?nio que agia em Fortaleza e sua Regi?o Metropolitana. O bando era formado por pessoas civis e policiais militares e, segundo as autoridades, pode ter sido o respons?vel por v?rios assassinatos de ?encomenda?.

O homem acusado de comandar o grupo de exterm?nio teve seu filho assassinado por bandidos, em 2004, durante um assalto, na Avenida Capit?o Arag?o, Aerol?ndia. Trata-se do comerciante Firmino Teles de Menezes.

Firmino Teles e mais quatro r?us - S?lvio Pereira do Vale Silva, o ?P?-de-Pato?; Claudenor Ribeiro Alexandre, o ?Non?; Rog?rio do Carmo Abreu e Paulo C?sar Lima de Souza, o ?Paul?o? - ser?o julgados pela Quinta Vara do J?ri da Capital, sob a acusa??o de terem tramado e executado o assassinato do comerciante do ramo de madeireira, Miguel Luiz Neto. O crime ocorreu no dia 27 de abril do ano passado, no cruzamento das avenidas Rio Grande do Sul e Carneiro de Mendon?a, no bairro J?quei Clube.

Conforme o diretor de secretaria da Quinta Vara do J?ri, Alexandre Braga, outros dois acusados de envolvimento no crime deixar?o de ir a j?ri no pr?ximo dia 3, por terem recorrido contra a senten?a de pron?ncia (ato que leva o r?u a julgamento). S?o eles: Valdemar Gomes Cirino Filho e Pedro Cl?udio Duarte Pena (cabo da Pol?cia Militar).

Os sete homens foram pronunciados pelo juiz de Direito, Jucid Peixoto do Amaral, titular da Quinta Vara do J?ri, no dia 2 de julho passado. Contra eles pesa a acusa??o de terem premeditado e executado o plano do crime, fato que ficou evidenciado quando a Justi?a autorizou ? For?a-Tarefa da Pol?cia Civil quebrar o sigilo telef?nico dos acusados. Dezenas de liga?es telef?nicas (via celular e aparelhos fixos) revelam os di?logos entre os acusados, tramando assassinatos. As grava?es fazem parte dos autos.

O m?vel do crime seria uma d?vida que o chefe do grupo de exterm?nio, Firmino Teles, teria que quitar junto a Miguel Luiz Neto, seu ex-s?cio numa madeireira localizada na Avenida Os?rio de Paiva. Quando a sociedade entre os dois comerciantes foi rompida, Firmino foi obrigado, pela Justi?a, a pagar uma grande d?vida ao ex-parceiro, com parcelas mensais acima de R$ 100 mil.

No dia 27 de abril do ano passado, o comerciante Luiz Miguel Neto trafegava em sua caminhonete, em companhia de um funcion?rio, quando foi surpreendido por dois homens que ocupavam uma moto vermelha. Ele recebeu v?rios tiros ? queima-roupa, tendo morte instant?nea. Seu empregado, o ajudante Aur?lio Ribeiro Portela, tamb?m foi baleado, mas sobreviveu ao atentado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES