Guarda Municipal recebe equipamentos para reforçar ações ambientais

As doações foram realizadas pelo Ministério Público do Piauí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam)

Guarda Municipal recebe equipamentos para reforçar ações ambientais | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Guarda Ambiental, grupo especializado da Guarda Civil Municipal de Teresina, recebeu equipamentos para reforçar o atendimento às ocorrências ligadas ao Meio Ambiente como manejo e contenção de animais. As doações foram realizadas pelo Ministério Público do Piauí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam).

“A Guarda Ambiental é um grupo relativamente novo e ainda não tínhamos equipamentos para potencializar nossa atuação nessa área. Agora, estamos aptos para atender toda e qualquer ocorrência ligada ao Meio Ambiente com maior segurança e eficiência”, destaca André Viana, comandante da GCM de Teresina.

A Guarda Ambiental foi instalada, em 2021, e conta com 18 guardas municipais que integram patrulhas 24 horas por dia, todos os dias da semana. O telefone do grupo especializado é o 153, o mesmo para ocorrências de outras naturezas.

Guarda Municipal recebe equipamentos para reforçar ações ambientais - Foto: Ascom

Teixeira, gerente do grupo especializado, explica que a Guarda Ambiental atua em três frentes: apoio a órgãos que trabalham o Meio Ambiente local; rondas programadas em parques ambientais de administração da Semam; atendimento a animais silvestres em situação de vulnerabilidade e domésticos em situação de maus-tratos.

Os materiais doados pela Semam foram ganchos herpetológicos, laço cambão, puçás, pinças, rede de arremesso, macacão apicultor, luvas, lanterna e caixa de contenção e transporte. Já pelo MP, foram doados ganchos herpetológicos, caixa de contenção e transporte e uma impressora.

Somente de janeiro a agosto, a Guarda Ambiental atendeu 146 ocorrências, sendo 50 resgates de animais silvestres, 66 apoios a órgãos de proteção ao Meio Ambiente e 30 outras situações.

“A orientação, caso encontre algum animal silvestre em residências ou logradouros públicos, é não tentar contato físico com o animal e acionar nossa central 153 para que a equipe especializada seja deslocada até o local e efetue o resgate”, destaca Teixeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES