Homem é condenado pela morte da esposa após transmitir HIV conscientemente

Eles ficaram casados por 10 anos. O homem assumiu o risco de infectar a esposa por saber, desde 2003, que era HIV positivo e não informá-la.

Homem é condenado pela morte da esposa após transmitir HIV conscientemente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem foi condenado pela morte da esposa após transmitir HIV para ela sem que ela tivesse conhecimento, em Santa Catarina. A mulher morreu em 2013 em decorrência de AIDS. O Tribunal do Júri da Comarca de Araranguá (SC) condenou o réu porque ele assumiu o risco de matar a esposa ao deixar de lhe informar que ele era soropositivo.

O réu e a vítima foram casados por 10 anos e o homem foi condenado a cumprir uma pena de 12 anos de reclusão. De acordo com o perito médico legal ouvido durante o processo, a vítima teria morrido três dias após a confirmação do diagnóstico de HIV, já internada em um hospital.

Segundo o promotor de Justiça Gabriel Ricardo Zanon Meyer, o caso teve contornos muito graves porque o réu, mesmo sabendo desde 2003 que era HIV positivo, manteve relações sem proteção com a esposa durante anos mesmo sabendo dos riscos de infectá-la.  

Homem é condenado pela morte da esposa após transmitir HIV conscientemente (Foto: Reprodução)"Como ele, com seu comportamento anterior, criara o risco de ela desenvolver a doença, ele tinha a obrigação de agir para evitar a morte da vítima, mas, mesmo assim, nunca lhe informou sobre a doença, o que impediu que ela buscasse o tratamento adequado, que é disponibilizado gratuitamente pelo SUS", explicou Meyer.

"O réu foi considerado responsável pela morte da esposa por ter aceitado com indiferença o fato de transmitir à vítima uma doença fatal, conduta que a lei chama de "dolo eventual" — quando o agente assume o risco de produzir o resultado lesivo", destacou o promotor.

Na sentença, o Juiz concedeu a possibilidade de o réu recorrer em liberdade, já que ele permaneceu solto durante o processo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES