Homem morre eletrocutado ao tentar religar energia de farmácia em Teresina

A proprietária da farmácia fechou o estabelecimento sem prestar os devidos socorros à vítima.

rtuy | erty
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem identificado como Francisco de Assis Portela Lira, de aproximadamente 40 anos, morreu na tarde desta terça-feira (29), após sofrer uma forte descarga elétrica ao tentar fazer uma religação clandestina de uma farmácia localizada no cruzamento da rua Magalhães Filho com a Félix Pacheco, no Centro de Teresina. 

De acordo com informações apuradas no local pelo Meionorte.com, a vítima era moradora do bairro Parque Alvorada e teria sido chamada para fazer a religação da energia do estabelecimento. Francisco de Assis Portela usou uma espora para subir no poste, quando sofreu a descarga e caiu. 

Homem morre após sofrer descarga elétrica durante religação cladestina de energia de farmácia em Teresina (Matheus Oliveira)

A morte foi confirmada após os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tentarem reanimar Francisco de Assis, que também sofreu um trauma na região da cabeça com a queda, segundo Girleno França, técnico de enfermagem da motolância do Samu para a reportagem. A proprietária da farmácia fechou o estabelecimento sem prestar os devidos socorros à vítima.

A Perícia Técnico Científica foi acionada para realizar os primeiros levantamentos no local. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo.

Homem morre eletrocutado no Centro de Teresina (Foto: Matheus Oliveira/ Portal MN)



Em nota, a Equatorial Piauí confirmou que a vítima estava no local prestando o serviço de religamento da energia, de forma clandestina e alertou para o perigo da prática.

“A Equatorial Piauí reforça que a religação à revelia da concessionária é caracterizada como procedimento irregular, coloca em risco a vida de quem executa tal prática, uma vez que é realizada por profissionais não habilitados, por vezes desrespeitando as boas práticas de segurança,  como a utilização de equipamento de proteção individual e coletiva (EPI e EPC) ou equipamentos de proteção contra incêndios na instalação elétrica. As ligações à revelia também podem trazer prejuízos na qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica aos demais clientes da região”, diz trecho da nota. 

Homem morre após tentar fazer religação de energia de farmácia em Teresina (Foto: Matheus Oliveira/ Portal Meio Norte)

Veja a nota de esclarecimento na íntegra:

A Equatorial Piauí esclarece que, no final da tarde de hoje (29), foi acionada para realizar o procedimento de desligamento da rede de energia nas proximidades do cruzamento das ruas Félix Pacheco e Magalhães Filho, no centro de Teresina, após um acidente, que vitimou um homem que tentava realizar uma ligação clandestina.

Equipes da Distribuidora fizeram o isolamento do local e, segundo informações obtidas em campo, a vítima prestava o serviço de religação, à revelia da Concessionária, para uma farmácia.

A Equatorial Piauí reforça que a religação à revelia da concessionária é caracterizada como procedimento irregular, coloca em risco a vida de quem executa tal prática, uma vez que é realizada por profissionais não habilitados, por vezes desrespeitando as boas práticas de segurança,  como a utilização de equipamento de proteção individual e coletiva (EPI e EPC) ou equipamentos de proteção contra incêndios na instalação elétrica. As ligações à revelia também podem trazer prejuízos na qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica aos demais clientes da região.

O pilar segurança é um valor fundamental para a Distribuidora, observado com clientes, fornecedores e parceiros, reforçado continuamente pela Empresa em ações e campanhas de comunicação para a sensibilização de todos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES