Homem negro é agredido e morto dentro de supermercado no Maranhão

Segundo a família da vítima, ele tomava medicamentos controlados e teve um surto dentro do supermercado

Negro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem negro, identificado como Darlon Oliveira dos Santos, de 27 anos, foi agredido até a morte por funcionários de um supermercado no bairro da Cohab, em São Luís, no Maranhão.

O caso aconteceu em junho de 2019, mas as imagens só foram divulgadas e chegaram a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) nesta quarta-feira (22). O inquérito está parado há três anos e ninguém foi indicado pelo crime.

Inquérito que investiga o caso está parado hà três anos - Foto: Reprodução

Nas imagens, às 23h58, Darlon aparece sem camisa na companhia de um segurança e outro homem. Ele leva vários tapas e socos do segurança, até que cai no chão.

Outros funcionários chegam para imobilizar o rapaz. O segurança retira algumas cordas do uniforme, aparentemente para amarrar o jovem, que resiste. Darlon é arrastado pelos funcionários e pelo segurança da loja.

Em outras imagens, um dos funcionários aparece como se estivesse de joelho, sobre Darlon e os outros funcionários, seguem tentando amarrar o jovem. Vários funcionários do supermercado aparecem na cena, em cima da vítima, que já parecia estar imobilizada.

Em outra cena, o segurança guarda no uniforme o que parece ser uma arma. Toda a ação é filmada por funcionários do supermercado.

Em um determinado momento, as câmeras registram quando um rapaz dá sacolas de plástico para outro funcionário do supermercado. Darlon volta a se debater no chão, os funcionários se amontoam sobre ele e logo em seguida, ele aparece já sem movimentos.

Ao todo, foram dez minutos de agressões. Quatro minutos após ele perder os movimentos, algumas pessoas aparecem para checar se a vítima ainda havia pulso e depois, tiram fotos.

Jovem negro é agredido e morto dentro de supermercado

De acordo com o inquérito do caso, investigado pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Darlon morreu no chão do supermercado e ficou no chão por dez minutos.

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) foi acionada no dia do fato e chegou ao local 0h20. Um dos policiais relatou em depoimento que chegou ao supermercado e já encontrou a vítima sem vida e com os pés amarrados.

Meia hora depois, os socorristas do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e chegaram ao local, mas não podiam mais fazer nada, já que Darlon estava morto. Os funcionários negaram à polícia que houve agressão.

Segundo a família de Darlon, ele tomava medicamentos controlados, naquele dia teria esquecido de tomar os remédios e teve um surto dentro do supermercado. A vítima acreditou que estava sendo perseguida e ficou agitado, o que teria chamado a atenção dos seguranças.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES