Ibama e PRF queimam avião e veículos usados por garimpo em área yanomami

A ação faz parte da Operação Xapiri, que conta com a colaboração de outros órgãos governamentais

Ibama e PRF queimam avião e veículos usados por garimpo em área yanomami | Reprodução/Ibama
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No sul de Roraima, Ibama e PRF se uniram para apreender e destruir equipamentos ilegais usados por garimpeiros para acessar a Terra Indígena Yanomami. Entre os itens apreendidos estavam um avião de pequeno porte, uma caminhonete, uma motocicleta e suprimentos. 

A ação faz parte da Operação Xapiri, que conta com a colaboração de outros órgãos governamentais. A TI Yanomami enfrenta uma crise humanitária com graves casos de malária e desnutrição. Desde janeiro, uma força-tarefa foi criada pelo governo federal para atender os povos indígenas, incluindo a retirada total dos garimpeiros

Nas últimas duas semanas, 17 mortes foram registradas na região, incluindo madeireiros, um indígena e outras vítimas ainda não identificadas. Além disso, o corpo de uma mulher foi encontrado na comunidade Uxiu, com suspeita de que ela seja de origem venezuelana e tenha sido assassinada há alguns dias.

Mulher achada morta em área de garimpo foi 3ª da família a ser assassinada

A venezuelana Jenni Rangel, de 28 anos, encontrada morta no último sábado (6) com evidências de violência sexual em uma área de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, é a terceira pessoa de sua família a ser assassinada nesse território. Além dela, seu marido Joel Perdomo, de 68 anos, e seu enteado Johandri Perdomo, de 24 anos, também perderam a vida. Somente na última semana, foram registrados 14 óbitos violentos nessa região.

Mulher é encontrada morta na Terra Yanomami - Imagem: Reprodução

 A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros realizaram a remoção do corpo de Jenni. Posteriormente, um cunhado da vítima, Iver Perdomo, foi entrevistado pelo g1, pedindo punição para os envolvidos nos crimes. O homem é irmão de Joel e tio de Johandri, também vítimas. 

Iver chegou a Boa Vista na sexta-feira (5), vindo da Venezuela. Após tomar conhecimento de que oito garimpeiros foram mortos na Terra Yanomami, ele decidiu viajar até Roraima, preocupado com a possibilidade de seu irmão estar entre as vítimas. Ele relatou que Joel deixou o país vizinho, onde atuava como professor, junto com seu filho Johandri e sua esposa Jenni, buscando escapar da crise financeira que assola a Venezuela. A família decidiu deixar o país em busca de melhores condições de vida. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES