RS: Juíza manda atropelador de ciclistas para presídio

Perícia médica não identificou doença mental em Ricardo Neis, 47 anos

Perícia médica não identificou doença | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O funcionário do Banco Central Ricardo José Neis, 47 anos, que atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre no dia 25 de fevereiro, será transferido do Hospital Parque Belém para o Presídio Central, na capital gaúcha, de acordo com decisão judicial desta sexta-feira, baseada em laudo do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF).

A juíza de Direito Rosane Ramos de Oliveira Michels, da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, ressaltou que a avaliação não diagnosticou em Neis doença psiquiátrica nem quadro depressivo com risco de suicídio. Também não foi constatado pelo médico avaliador a necessidade de atendimento médico especializado em unidade psiquiátrica fechada, sob cuidado e vigilância contínuos.

Insanidade

Neis passou por perícia no IPF na manhã de segunda-feira. No dia 3 de março, a promotora da 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital gaúcha Lúcia Helena Callegari enviou parecer à Justiça recomendando a transferência de Neis do hospital para o IPF. Ela defendia que o incidente não foi provocado por insanidade mental, argumentando que Neis havia sido aprovado em concursos difíceis, tinha carteira de motorista e teve porte de arma, circunstâncias que lhe tornariam apto a reconhecer o "caráter ilícito de seu agir". O MP ressaltou que não se opunha ao pedido de encaminhamento de Neis ao IPF, mas defendeu a transferência dele para o Presídio Central caso os médicos entendessem que ele não deveria permanecer no IPF.

Segundo o delegado Rodrigo Garcia, o médico que atendeu Neis no Hospital Parque Belém decidiu mantê-lo em observação, pois entendia que haveria risco de suicídio. O advogado de Neis disse que a internação era necessária para "garantir sua integridade física e psicológica", pois ele estaria recebendo ameaças.

Callegari chegou a afirmar que Neis havia buscado internação "somente após tomar conhecimento do pedido de prisão preventiva formulado contra si, o que mostra, mais uma vez, que o mesmo objetiva, isto sim, furtar-se a aplicação da lei penal, um dos motivos pelos quais foi decretada a custódia cautelar".

Entenda o caso

Por volta das 19h da última sexta-feira, o movimento Massa Crítica promovia um passeio ciclístico a favor do uso das bicicletas no tráfego urbano. Durante a manifestação, que reuniu mais de 100 pessoas, Ricardo Neis, funcionário do Banco Central, que dirigia um Golf preto, acelerou e atingiu os ciclistas que bloqueavam a rua José do Patrocínio na altura da rua Luiz Afonso. Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas.

Em depoimento à Polícia Civil concedido na segunda-feira, Neis alegou legítima defesa, relatando que os manifestantes agiram com violência contra seu carro. De acordo com o delegado, as vítimas foram impedidas de se defenderem, uma vez que o motorista avançou com seu carro enquanto os ciclistas estavam de costas, sem esperar o golpe.

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio Grande do Sul pediram a prisão preventiva de Neis. A requisição foi encaminhada à 1ª Vara do Júri e analisada pela juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels, do 2º Juizado Tribunal do Júri.

Segundo nota divulgada pela polícia, foi possível apurar, pelo depoimento do acusado, que o automóvel foi "utilizado como uma arma" e isso acarretaria, entre outros elementos colhidos, na intenção de matar. Outro fator para o pedido foi o fato de o acusado ter ciência de que sua atitude colocou em risco a vida dos ciclistas e, por isso, ele assumiu o chamado dolo eventual, quando se arca com o risco das atitudes provocadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES