Juristas acreditam que casal vai conseguir habeas

O pai e a madrasta de Isabella estão presos desde a madrugada de quinta-feira (8)

Juristas acreditam que casal vai conseguir habeas corpus | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Juristas ouvidos pelo G1 acreditam que o desembargador da 4? C?mara Criminal do Tribunal de Justi?a de S?o Paulo Caio Cangu?u de Almeida deve conceder o habeas corpus a Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatob?, acusados da morte de Isabella Nardoni. Para os especialistas, n?o h? motivos para manter a pris?o preventiva. A decis?o sobre o pedido deve sair nesta ter?a-feira (13).

?Na minha vis?o, tecnicamente a pris?o deles n?o se justifica. Eles t?m resid?ncia fixa, colaboraram com todas as solicita?es da Justi?a e n?o h? indicativo que v?o fugir ou amea?ar testemunhas?, opina Cl?udio Jos? Pereira, coordenador do curso de Direito da Pontif?cia Universidade Cat?lica de S?o Paulo (PUC-SP).

O pai e a madrasta de Isabella est?o presos desde a madrugada de quinta-feira (8). A pris?o do casal foi decretada pelo juiz do 2? Tribunal do J?ri do F?rum de Santana, Maur?cio Fossen. No despacho, ele alega que a pris?o se mostrou necess?ria "para garantir a ordem p?blica (...) em raz?o da gravidade e intensidade do dolo com que o crime descrito na den?ncia foi praticado e a repercuss?o que o delito causou no meio social".

A defesa do casal entrou com um pedido de habeas corpus na ?ltima sexta-feira (9). Para Cl?udio Pereira, n?o h? motivos para a pris?o ser mantida. ?A justificativa que levou ? pris?o deles, que ? o clamor p?blico, e o fato de o crime ter sido violento, n?o ? suficiente. Eu penso que o desembargador vai ser o mais t?cnico poss?vel nessa decis?o?, acredita Pereira, que ? tamb?m professor de direito penal.

Essa tamb?m ? a opini?o do juiz aposentado e professor universit?rio Luiz Fl?vio Gomes. Para ele, decis?es do Supremo Tribunal Federal (STF) j? deixaram claro que o clamor p?blico n?o pode ser usado como justificativa para pris?o. ?Na primeira vez, o desembargador fez uma an?lise t?cnica e revogou. Essa ? a tend?ncia, porque a pris?o n?o tem base legal. Clamor p?blico e repercuss?o na m?dia n?o est?o na lei?, acredita, lembrando que o mesmo desembargador revogou a pris?o tempor?ria do casal em abril.

O presidente da Associa??o Paulista de Magistrados e desembargador do Tribunal de Justi?a de S?o Paulo (TJ-SP), Henrique Nelson Calandra, acredita que a decis?o do desembargador ? ?dif?cil?. Ele explica que as justificativas do juiz para decretar a pris?o t?m base em decis?es anteriores. ?Eu n?o acho que a fundamenta??o seja alguma coisa absurda, ela tem suas bases na jurisprud?ncia, inclusive do Supremo."

Cl?udio Pereira diz que a seguran?a dos acusados n?o pode ser considerada justificativa para a pris?o preventiva. ?A pris?o ? um caso excepcional, eu n?o posso querer que a seguran?a justifique uma pris?o. O estado tem que garantir a seguran?a das pessoas soltas?, diz. Para o professor, a pris?o deve ocorrer apenas quando o acusado cria empecilhos para o andamento do processo. A amea?a a uma testemunha, por exemplo, seria uma justificativa.

Para Henrique Calandra, a pris?o preventiva ? uma ferramenta da instru??o processual penal, mas ele preferiu n?o opinar sobre a poss?vel decis?o do desembargador. ?Se o rem?dio ? adequado para esse caso, quem dir? ? o desembargador Caio Cangu?u de Almeida, que ? um dos mais experientes julgadores da ?rea penal.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES