Justiça afasta chefe de presídio por suspeita de tortura com detentos

PF informou que já solicitou documentos relativos a essa investigação

Presídio no Distrito Federal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chefe do Núcleo de Custódia da Polícia Federal no Distrito Federal, Avilez Moreira de Novais, foi afastado da função por suspeita de abuso de autoridade e tortura. Os crimes teriam sido cometidos contra detentos que estão na ala federal do complexo penitenciário da Papuda. Desde abril, Avilez vinha sendo investigado. A decisão é da Justiça Federal, que atendeu a um pedido do Ministério Público.

A assessoria da Polícia Federal informou que já solicitou, ao Ministério Público, todos os documentos relativos a essa investigação. Após análise do material, se for o caso, um procedimento administrativo será aberto contra o funcionário afastado. A PF disse ainda que não estava autorizada a informar os contatos de Avilez ou de seus advogados.

Segundo a investigação, os abusos eram cometidos em retaliação às queixas feitas pelos presos. Durante audiências na Justiça e inspeções do Ministério Público, eles reclamavam constantemente do tratamento recebido na penitenciária.

Entre as ilegalidades relatadas por detentos e outras testemunhas estão: agressões físicas e mentais; corte de visitas e de banho de sol; retirada de colchões e itens de uso pessoal

e até o fornecimento de água para beber misturada com detergente.

De acordo com o Ministério Público, também foi constatada a exposição dos presos a situações degradantes. Em um dos episódios relatados, os detentos foram levados para o pátio apenas de cueca e ficaram lá por mais de três horas, debaixo de sol e calor intensos.

Tudo teria sido documento por meio do circuito interno de TV. Em outra situação, eles foram obrigados a correr nus pelo corredor da carceragem.

Dois agentes penitenciários federais e um detento provisório também foram denunciados à Justiça pelos atos criminosos. Mas a Justiça não acatou a denuncia por entender que eles apenas cumpriam ordens.

Dois agentes penitenciários federais e um detento provisório também foram denunciados à Justiça pelos atos criminosos. Mas a Justiça não acatou a denuncia por entender que eles apenas cumpriam ordens. Os crimes de tortura e de abuso de autoridade prevêem pena de multa, perda do cargo e até prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES