Maranhão e Piauí têm um caso de violência a cada três horas, diz estudo

Os dados foram comentados pelo ex-coordenador municipal de Segurança de Teresina, Nixon Frota

BS | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado pela Rede de Observatórios da Segurança revela que o Piauí e o Maranhão, estados vizinhos, registram juntos 11 casos de violência por dia ou um caso a cada três horas. A Rede de Observatórios começou a operar no Maranhão e Piauí em agosto de 2021 e divulga agora os resultados dos primeiros seis meses de monitoramento no boletim Retratos da violência: novos dados do Maranhão e Piauí. 

Os dados, coletados por pesquisadores em seis meses de análise de informações produzidas por jornais, sites de notícias, grupos de WhatsApp e contas do Twitter, foram pauta de uma conversa durante a participação do ex-coordenador municipal de Segurança de Teresina, Nixon Frota, no programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho.

Banca de Sapateiro recebe Nixon Frota (Foto: Jornal Meio Norte)

Estudioso do assunto, o especialista em segurança que o estudo reforça o que já é notório na capital piauiense. “Os números vêm para confirmar a pandemia de violência que vivemos atualmente, o que diariamente é motivo de reclamação por parte da população”, relatou.

No levantamento dos pesquisadores da Rede de Observatórios, policiamento representa 59 dos eventos monitorados. Maranhão e Piauí somam juntos 1.210 eventos deste tipo, com  34 mortes (29 no Maranhão e 5 no Piauí) e 14 feridos nestas ações. “São números altos para o Piauí e muitos deles têm relação com guerra entre facções”, disse Nixon. Os dados mostram que 85% dos eventos de policiamento são operações policiais. Das 626 operações monitoradas no Maranhão, 461 foram realizadas pela Polícia Civil. 

Eventos com armas de fogo e feminicídio aparecem na sequência – assim como nos outros estados da Rede. Também é importante destacar a vitimização de agentes de segurança. Enquanto o Maranhão registrou somente 4 vítimas, no Piauí monitoramos 22 eventos de violência – incluindo um suicídio. O estado do Piauí tem um dos menores contingentes policiais do país, com seis mil policiais e metade desse contingente na capital Teresina. 

Além do policiamento

Tanto no Maranhão como no Piauí, uma mulher foi vítima de violência a cada 72h. Os números surpreendem ainda mais no Piauí por se tratar de um estado menor e com metade da população do Maranhão. Feminicídios e tentativas de feminicídios correspondem a 69% das violências cometidas contra as mulheres. A maior parte dos crimes foi cometida por companheiros e ex-companheiros. Brigas e términos de relacionamento são as duas principais motivações quando desconsideramos o alto número de casos em que a motivação não é informada.  

O estado do Piauí também se destaca no número de meninas vítimas de estupro. Esse é o tipo de violência contra crianças e adolescentes mais recorrente nos dois estados. No total, são  53 casos desse tipo de violência no Piauí contra 27 no Maranhão.

São poucos os registros de violência contra a população LGBTQIA+ nos dois estados. O que pode refletir uma falta de interesse na imprensa local e das instituições de segurança pública. Mas, no Maranhão há duas peculiaridades: a maior parte dos crimes acontece no interior e todas as vítimas de LGBQTQIA+fobia são pessoas negras. Isso indica uma sobreposição de fatores de opressão sob essa população que sofre com o racismo e a violência homofóbica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES