Médico sofre preconceito de paciente e é apoiado por colega

Após sofrer homofobia de uma paciente, colega de médico se solidarizou e atendeu paciente com maquiagem e peruca.

Médico prestou queixa contra paciente que se recusou a ser atendida por conta de sua orientação sexual | O Povo - Foto: Reprodução/Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último domingo (04), o Dr. Phelipe Balbi Martins, que atua nas áreas de ginecologia e obstetrícia, atendendo no Hospital da Mulher de Feira de Santana, na Bahia, denunciou, em suas redes sociais, que foi vítima de homofobia por uma paciente grávida. Após a denúncia, um amigo do médico, também ginecologista, Carlos Lino, o "defendeu" recebendo a paciente usando peruca e maquiagem. 

No vídeo postado em suas redes sociais, o ginecologista Phelipe Balbi relatou que ouviu ofensas durante o seu plantão no Hospital da Mulher da cidade. Ele relata que realizou o atendimento normalmente, solicitando exames e atualizando o quadro clínico da gestante. Ao sair da sala, ele afirma que escutou ela conversando com outras pacientes, onde teria dito que "odiava de ser atendida por homossexual". 

Em seu depoimento, Balbi afirma que confrontou a paciente, alertando que estava ouvindo tudo e o que ela estava verbalizando era crime de homofobia contra um funcionário público. O médico ainda afirma ter explicado a ela que sua orientação sexual não dependia de ninguém, que foi por uma escolha dele, e que era um profissional formado como qualquer outro dentro do hospital, mas ela se recusou a pedir desculpas.

Leia Mais

Phelipe afirma também durante o vídeo que reportou o ocorrido à ouvidoria do hospital e às autoridades, para que o assunto fosse resolvido da forma correta. "Imediatamente me reportei à direção do hospital e recebi todo suporte para prestar queixa contra a paciente na ouvidoria e na delegacia", afirma o médico. 

Após o ocorrido, o colega de trabalho de Balbi, Carlos Lino, ginecologista, relatou o ocorrido nas suas redes sociais, onde afirmou ter presenciado o caso. O colega do obstetra disse que decidiu pôr uma peruca e se maquiar para atender a gestante na consulta de retorno, como forma de apoiar o amigo. Ele gravou um vídeo momentos antes de conversar com a paciente, em que afirma que a consulta não seria gravada por motivos éticos, mas relatou em outro vídeo o que ocorreu após o atendimento. 

 

O Hospital da Mulher de Feira de Santana se pronunciou sobre o caso. Em uma nota de repúdio, a instituição declarou que prestou apoio e solidariedade a Phelipe Balbi, encorajando-o a denunciar na ouvidoria da unidade e na delegacia, além de classificar o ato como "crime de ódio". Homofobia é crime imprescritível e inafiançável e o Código Penal prevê pena de um a três anos de reclusão. De acordo com informações da Polícia Civil, um boletim de ocorrência foi registrado na manhã de hoje, segunda-feira (05), pelo médico Phelipe Balbi na 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, onde a suspeita deverá ser intimada para prestar esclarecimentos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES