Adolescentes ‘herdam’ o tráfico da família, diz capitão Fábio Abreu

O capitão Fábio Abreu e o delegado Willame Morais falaram sobre o envolvimento de menores no tráfico de drogas

Capitão Fábio Abreu e o delegado Willame Morais | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Menores estão sendo usados como traficantes de drogas em Teresina. Para discutir sobre isso, o programa Agora, da Rede Meio Norte, convidou o capitão Fábio Abreu, comandante da RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) e o delegado Willame Morais, da Delegacia de Entorpecentes.

Dois adolescentes com idades de 15 e 16 anos foram apreendidos gerenciando uma boca de fumo no bairro Cidade Verde. Com eles, foram encontradas 45 pedras de crack, R$ 50 em dinheiro trocado, cinco telefones celulares, além de vários chips. Os menores foram encaminhados, junto com o material apreendido, para a Central de Flagrantes.

?Temos observado que esses jovens têm experiência nisso?, disse o capitão Fábio Abreu. Segundo ele, em muitos casos, a própria família do menor participa do tráfico, e vive esta realidade. ?Se você procurar, provavelmente eles têm um maior na família já preso?, comentou o capitão. E assim, os adolescente ?herdam? o tráfico. ?Sempre que fazemos uma prisão como essa, procuramos levar também o maior que colocou o menor naquela situação, e atribuir a ele a culpa?, afirmou Fábio Abreu.

O delegado Willame Morais informou que os menores são encaminhados para o juizado específico e pegam no máximo três anos de detenção. Para o traficante maior de idade, a pena varia de 5 a 15 anos de prisão. ?O traficante sabe a penalidade dele, e utiliza outros meios para vender o seu produto, no caso, a droga?, disse ele. Mas o delegado também disse que quando comprovado que o maior usou o menor para o tráfico, ele responde tanto por tráfico de drogas como por corrupção de menor. ?Em casos como esse, a participação de maiores é sempre apurada?, afirmou Willame Morais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES