Ministra se demite após gastos com cartão do Governo

Ministra se demite após farra com cartão do Governo

Ministra se demite após gastos com cartão do Governo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Secretaria Especial de Pol?ticas de Promo??o da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, pediu demiss?o do cargo nesta sexta-feira (1?). Matilde ? suspeita de usar indevidamente o cart?o corporativo, dado a altos funcion?rios do Poder Executivo para pagar despesas durante eventos e viagens oficiais.

"Solicito meu desligamento do governo", afirmou a ministra em entrevista coletiva. "Assumo o erro. ? um erro administrativo que pode e deve ser corrigido", completou. Ela n?o soube dizer quem a substituir? no cargo. "Est? nas m?os do presidente Lula", afirmou.

S? em 2007, segundo o site oficial da Presid?ncia da Rep?blica que detalha os gastos de cada detentor do cart?o, Portal da Transpar?ncia, Matilde gastou mais de R$ 170 mil. O presidente Luiz In?cio Lula da Silva, que aceitou o pedido de Matilde, ainda n?o decidiu quem ocupar? seu lugar.

Matilde justificou os altos gastos com o cart?o corporativo devido ? falta de estrutura da Secretaria Especial de Pol?ticas de Promo??o da Igualdade Racial. "Os gastos partiram da dificuldade de transporte e hospedagem fora de Bras?lia", explicou a ministra.

O uso do cart?o ? restrito para necessidades administrativas e para gastos extraordin?rios e emergenciais que podem ser feitos sem abertura de licita??o. Reportagem exibida nessa quinta-feira (31) pelo "Jornal da Globo" mostra que Matilde gastou, em 2007, quase R$ 120 mil apenas com aluguel de carros. O valor representa 70% de tudo o que a ministra gastou com o cart?o no ano passado.

O ministro da Controladoria-Geral da Uni?o (CGU), Jorge Hage, n?o quis falar sobre as den?ncias que pesam sobre a ministra Matilde Ribeiro. "[O caso de] Matilde est? sob an?lise da auditoria da CGU", limitou-se a dizer Hage nessa quinta a jornalistas.

Al?m de Matilde Ribeiro, outros ministros que efetuaram gastos com cart?es no ano passado, segundo ele, foram: Altemir Gregolin (Secretaria de Aquicultura e Pesca), Reinhold Stephanes (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agr?rio) e Orlando Silva (Esportes).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES