Misturas deixam cocaína colorida para dificultar a identificação

Chamada de “cocaína colorida”, a nova mistura química é feita por meio de uma mistura de corantes que alteram sua cor original

A nova mistura química é feita por meio de uma combinação de corantes que alteram sua cor original, o branco, transformando-a nas cores vermelho barrento, preto, roxo, marrom e cinza | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Responsável por periciar todas as drogas apreendidas pelas polícias Civil e Militar do Pará, o Laboratório do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves tem recebido com frequência amostras de cocaína com diversas colorações. Chamada de "cocaína colorida", a nova mistura química é feita por meio de uma mistura de corantes que alteram sua cor original, o branco, transformando-a nas cores vermelho barrento, preto, roxo, marrom e cinza. A perita criminal Izameire Correa, gerente do Laboratório de Toxicologia Forense, explicou que a intenção dos traficantes é dificultar a identificação dos entorpecentes, já que as drogas ficam parecidas com produtos comuns, como rapadura e colorau.

"Hoje, a cocaína está sendo comercializada em outras cores para dificultar a sua identificação, tentar burlar os agentes policiais nas suas operações e para aumentar sua quantidade. Entretanto, polícia e perícia já estão preparadas para combater o que podemos chamar de nova modalidade de tráfico. A perícia é parte fundamental desse combate, pois somente por meio de nossas análises é possível afirmar se o que foi apreendido é ou não entorpecente", disse.

De acordo com Izameire, são realizados vários testes para identificar se o material é cocaína ou não. "A olho nu não é possível identificar se a substância colorida é ou não cocaína, somente após os testes é que confirmamos. É realizado, primeiramente, um teste de reação colorimétrica com reagentes apropriados, para saber qual substância está presente no entorpecente. Após esse teste, fazemos o exame chamado cromatografia, que nos ajuda na identificação de uma cor e que comparamos com a cor padrão de cada substância. Isso nos dá a confirmação final", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES