Mulher achada morta em área de garimpo foi 3ª da família a ser assassinada

O corpo de Jenni foi descoberto próximo a uma cratera onde oito garimpeiros foram mortos na região da comunidade Uxiu.

Mulher achada morta em área de garimpo foi 3ª da família a ser assassinada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A venezuelana Jenni Rangel, de 28 anos, encontrada morta no último sábado (6) com evidências de violência sexual em uma área de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, é a terceira pessoa de sua família a ser assassinada nesse território. Além dela, seu marido Joel Perdomo, de 68 anos, e seu enteado Johandri Perdomo, de 24 anos, também perderam a vida. Somente na última semana, foram registrados 14 óbitos violentos nessa região.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros realizaram a remoção do corpo de Jenni. Posteriormente, um cunhado da vítima, Iver Perdomo, foi entrevistado pelo g1, pedindo punição para os envolvidos nos crimes. O homem é irmão de Joel e tio de Johandri, também vítimas.

Mulher achada morta em área de garimpo foi 3ª da família a ser assassinada (Foto: Reprodução)Iver chegou a Boa Vista na sexta-feira (5), vindo da Venezuela. Após tomar conhecimento de que oito garimpeiros foram mortos na Terra Yanomami, ele decidiu viajar até Roraima, preocupado com a possibilidade de seu irmão estar entre as vítimas. Ele relatou que Joel deixou o país vizinho, onde atuava como professor, junto com seu filho Johandri e sua esposa Jenni, buscando escapar da crise financeira que assola a Venezuela. A família decidiu deixar o país em busca de melhores condições de vida.

Leia Mais

O corpo de Jenni foi descoberto próximo a uma cratera onde oito garimpeiros foram mortos na região da comunidade Uxiu. Essa área é conhecida por ser um local com intensa atividade de garimpo. A descoberta ocorreu durante um sobrevoo de helicóptero realizado pela Força Nacional, que prontamente acionou a Polícia Federal para investigar o caso.

"Eles eram trabalhadores. Saíram da Venezuela por causa da crise e só queriam viver", afirmou Iver.

Iver relata que seu irmão, cunhada e sobrinho estavam na Terra Yanomami há cerca de dois anos, trabalhando em um garimpo junto a aproximadamente 15 outros garimpeiros. É importante ressaltar que em Roraima não existem garimpos legalizados, e essa atividade garimpeira é um dos principais fatores que contribuem para a grave crise sanitária enfrentada pelos indígenas da etnia Yanomami.

Neste momento, Iver está aguardando a conclusão do processo de identificação formal dos corpos no Instituto Médico Legal (IML) para que ele possa levar os corpos de sua cunhada, irmão e sobrinho de volta à Venezuela para o sepultamento. É um momento de espera e preparação para realizar o último adeus à família.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES