Mulher que financiou ataques golpistas em Brasília é presa no RJ

Operação deflagrada apura participação dos alvos nos atos golpistas em frente a quartéis e em atos antidemocráticos após o 2º turno das eleições.

Mulher que financiou ataques golpistas em Brasília é presa no RJ | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher de 48 anos, identificada como Elizângela Cunha Pimentel Braga, se entregou à Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes, na noite desta segunda-feira (16), após uma operação contra suspeitos de organizar e financiar atos terroristas em Brasília.

Ela compareceu à delegacia acompanhada da defesa. Segundo as investigações, a mulher, que é da cidade de Itaperuna, recebeu doações que foram repassadas para os moradores de Campos que estavam acampados em Brasília. 

Mulher que financiou ataques golpistas em Brasília é presa no RJ (Foto: Reprodução / G1)A Polícia Federal diz que provas demonstram que os três alvos do pedido de prisão financiaram o transporte e a hospedagem de bolsonaristas do Norte Fluminense que foram para Brasília participar dos ataques terroristas aos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso e Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

A PF tenta descobrir quem estava nos ônibus e vans que levaram moradores do Norte Fluminense para participar dos atos no Distrito Federal. Para isso, as equipes vão analisar celulares, computadores e anotações colhidas na casa da Elizângela durante a Operação Ulysses.

Na manhã de segunda, a Polícia Federal prendeu o bombeiro militar do Rio de Janeiro Roberto Henrique de Souza Júnior, de 52 anos. Ele é um dos três alvos de mandados de prisão da operação Ulysses.

A PF ainda procura pelo terceiro alvo da operação, Carlos Victor Carvalho, conhecido como CVC. Ele é apontado como líder da Direita Campos. Com prisão preventiva decretada, já é considerado foragido. Carlos esteve em Brasília e a PF investiga se ele foi uma das pessoas que invadiram o Supremo.

O bombeiro preso foi encaminhado para o Grupamento Especial Prisional da corporação, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e a mulher que se entregou, para o presídio feminino em Campos. Foram apreendidos diversos celulares, notebooks, pen drives, além de documentos durante a operação Ulysses.

Mulher que financiou ataques golpistas em Brasília é presa no RJ (Foto: Reprodução / G1)

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estava Jorge Luiz Machado Garcia, que foi chamado para depor na delegacia da PF em Campos. Ele é suspeito de participar do bloqueio das rodovias depois da eleição e de estar no acampamento em frente ao quartel do exército na cidade. 


Essas pessoas presas já vinham sendo investigadas desde 2022 apontadas, segundo a PF, como lideranças envolvidas nestes atos que bloquearam rodovias em Campos no ano passado. Os suspeitos são apontados por associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES