Mulher relata pedido de nude durante processo seletivo de emprego

Tatiane de Souza processou o shopping, a loja e o responsável pelas mensagens, os quais foram condenados a pagar uma indenização de R$ 50 mil

Mensagem salva no celular da candidata durante entrevista de emprego pelo WhatsApp | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após se candidatar para uma vaga de emprego em uma loja de um shopping no Rio de Janeiro, uma mulher recebeu pedidos de "nudes" e "teste do sofá", ficando abalada com as mensagens e precisando de ajuda para denunciar o caso na polícia e na Justiça. Tatiane de Souza processou o shopping, a loja e o responsável pelas mensagens, os quais foram condenados a pagar uma indenização de R$ 50 mil pela 7ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No entanto, os réus ainda têm a opção de recorrer da decisão.

De acordo com a defesa do autor das mensagens e da loja contatada, a empresa repudia qualquer forma de assédio ou importunação sexual contra as mulheres e adota protocolos preventivos. A advogada responsável pelos réus, Patrícia Monteiro, afirma que todas as mulheres que se candidatam são entrevistadas exclusivamente pela gerente. O shopping também afirmou que condena a atitude e as práticas em questão, conforme detalhes abaixo.

A advogada responsável pela defesa do autor das mensagens e da loja também apontou para uma disparidade nos horários de uma mesma mensagem, sugerindo adulteração do diálogo. Ela ainda acrescentou que o celular do réu foi apresentado para perícia, mas o procedimento foi dispensado em juízo.

Conversas que a candidata fez print que serviram como prova. (Foto: Arquivo Pessoal)

Por outro lado, a administração do Shopping Metropolitano Barra afirmou repudiar qualquer tipo de assédio ou violência, mas alegou não ter acesso às mensagens trocadas entre os envolvidos.

Leia Mais

O incidente ocorreu em 2019, quando Tatiane, que tinha 19 anos e estava em busca de um emprego fixo, fez o cadastro no site do Shopping Metropolitano Barra, localizado na Zona Oeste do Rio, na seção "Trabalhe Conosco" para vagas de vendedora, após uma indicação de uma amiga que já trabalhava no local.

Além do cadastro no site do shopping, Tatiane também entrou em contato pelos números de WhatsApp disponíveis e recebeu mensagens de um homem que falava em nome do centro comercial.

"O retorno foi muito rápido. Ele começou a entrevista comigo, pediu informações como nome, endereço e experiência. Foi uma entrevista normal no começo", recorda Tatiane.

A candidata lembra que o homem chegou a marcar a entrevista e mencionou o nome da pessoa que iria atendê-la, mas em seguida mudou de assunto.

No entanto, após agendar a entrevista para o cargo, ela recebeu mais uma mensagem.

Tatiane conta que não esperava a mensagem e que foi pega de surpresa. "Estávamos conversando, ele estava marcando a entrevista e, do nada, já pediu um nude e apagou. Foi muito rápido e repentino."

Ela afirma que as mensagens foram apagadas logo em seguida, mas conseguiu salvar as imagens da conversa em seu celular. O advogado Marcus Malcher confirma que as imagens foram anexadas ao processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES