Mulheres denunciam mais marido agressor no Piauí

No Piauí foi registrado um aumento exponencial na quantidade de denúncias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A entrada em vigor da Lei Maria da Penha, no dia 22 de setembro de 2006, foi um passo importante para o enfrentamento da viol?ncia contra a mulher. A Lei 11.340/06 alterou o C?digo Penal em favor das mulheres v?timas de viol?ncia dom?stica e sexual. Desde sua entrada em vigor, o agressor passou a poder ser preso em flagrante ou preventivamente, e o tempo m?ximo de perman?ncia na pris?o aumentou de um para tr?s anos.

Agora, no final de outubro, todos os estados do pa?s fizeram o Balan?o Nacional da Implanta??o da Lei Maria da Penha com uma videoconfer?ncia. No Piau? foi registrado um aumento exponencial na quantidade de den?ncias, o que ? visto como algo extremamente positivo, pois representa um novo comportamento da mulher, mostrando que ela est? mais disposta a enfrentar o agressor, que na maioria das vezes ? seu pr?prio companheiro.

?A lei deu uma guinada no comportamento das mulheres agredidas n?o apenas no Piau?, mas como pode ser visto pelos n?meros, mas no pa?s inteiro?, afirma a delegada Vilma Alves, titular da Delegacia da Mulher do Centro. Fatos como a decis?o do STJ de fazer com que o processo iniciado contra o agressor continue mesmo com a desist?ncia da agredida, fazem com que o as mulheres no geral possam se sentir mais impulsionadas a fazer den?ncias.

S? no ano passado foram notificados 2554 registros na Delegacia da Mulher no centro, n?mero considerado bem superior aos dos anos anteriores. ?E a tend?ncia ? que essa quantidade continue a crescer. As mulheres de hoje do Piau? est?o mais conscientes e sabedoras de seus direitos. Claro que ainda existe muito a ser feito, mas aos poucos n?s vamos crescendo nesse sentido?, completa a delegada.

Desde que a lei entrou em vigor, 12 estados j? criaram varas especializadas em viol?ncia dom?stica contra a mulher: Amap?, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Par?, Paran?, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, S?o Paulo e Tocantins.

Segundo uma pesquisa feita pelo Minist?rio da Justi?a, nesses estados os juizados est?o funcionando ainda precariamente, porque ainda ? necess?rio um grande investimento do setor p?blico nesse sentido. O problema tamb?m atinge as delegacias especializadas de Atendimento ?s Mulheres (DEAMs). Segundo dados da Secretaria Especial de Pol?ticas para as Mulheres, o n?mero atual de DEAMs ? 339, num pa?s que possui mais de 5.500 munic?pios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE).

Tamb?m h? maior concentra??o dessas delegacias na Regi?o Sudeste, em detrimento das regi?es mais pobres do pa?s. De todo modo, os ?ndices mostram o quando as delegacias t?m sido essenciais para auxiliar no bom desempenho da Lei Maria da Penha. ?A lei criou diversos mecanismos eficazes, tanto no sentido de proteger a mulher, quanto no sentido de proporcionar a esse autor uma medida coercitiva principal, que ? a pr?pria pris?o. Cabe pris?o, cabe fian?a, mas ela ? alta, e cabe pris?o preventiva em qualquer fase do inqu?rito. Antigamente, uma mulher podia ser amea?ada oito vezes e a lei n?o autorizava, em hip?tese alguma, a representa??o de uma pris?o?, explicou Vilma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES