Mulheres lideram tráfico de drogas no Ceará

Mulheres lideram tráfico de drogas no Ceará

Mulheres lideram tráfico no Ceará | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nove das 14 pessoas presas, no dia 9 de fevereiro deste ano, acusadas de tr?fico internacional de drogas, pela Pol?cia Federal (PF), em Fortaleza, eram mulheres. Elas s?o do Brasil e de outros pa?ses da Am?rica Latina, Europa e ?frica. Fazem para os grandes traficantes o trabalho de ?mulas? : carregam determinada quantidade de droga de um lugar a outro por uma quantia em dinheiro.

Este ano, j? s?o 11 as mulheres presas por tr?fico pelas equipes da PF na Capital cearense. No ano passado, foram 25 presas por tr?fico de drogas. Em 2006, elas somaram 27.

Se os n?meros da PF chegam a esse ponto, os dados da Pol?cia Civil tamb?m assustam. Em 2007, os policiais da Delegacia de Narc?ticos (Denarc) colocaram 80 pessoas no xadrez por tr?fico, 11 eram mulheres.

A coca?na, segundo o delegado titular da Delegacia de Repress?o a Entorpecentes da PF (DRE/PF), Jos? Glayston Ara?jo dos Santos, ? a droga com mais ?sa?da? , ou seja a mais vendida para fora. No caso da ?entrada? , as drogas que chegam com mais frequ?ncia, conforme a Pol?cia, s?o as sint?ticas, como o LSD e o Ecstasy.

Crescente

Segundo o delegado, vem crescendo o n?mero de mulheres envolvidas com a venda dos narc?ticos. Ele tra?ou perfis deste tipo de mulher. ?Quando a gente fala em tr?fico internacional, a mulher que est? com ?mula? ? a desempregada, seduzida pela quantia a ser paga e que se arrisca em levar a droga para outro pa?s. Tem tamb?m o caso das que v?m para c? s? para fazer isso: pegar a droga e levar?. Cabo Verde e Guin? Bissau, segundo ele, s?o pa?ses considerados ?pontes? de entrada de droga para a Europa.

Em se tratando de tr?fico dom?stico (venda e compra dentro do pr?prio pa?s, sem viagens para o exterior), as mulheres est?o divididas em tr?s tipos, segundo a Pol?cia. ?A ?boqueira? ? a ?varejista?, que vende a droga em pequenas quantidades. Tem ainda a que sucede, muitas vezes, o marido nos ?neg?cios?. E tem as que ficam com a parte ?financeira? da atua??o, movimentando contas, cuidando da log?stica?, revela.

Ambi??o

Indagado sobre o motivo para o envolvimento de tantas mulheres com o tr?fico, Glayston Ara?jo avalia ser uma quest?o de ambi??o. ?O dinheiro oferecido acaba seduzindo. Enquanto tiver algu?m querendo coca?na, disposto a pagar pela droga...?

O titular da Denarc, da Pol?cia Civil, Bruno Figueiredo, refor?a que a maior parte das envolvidas hoje com o tr?fico s?o influenciadas pelos companheiros, na maioria das vezes j? presos tamb?m por esse tipo de crime. ?Normalmente, o que se percebe ? que elas v?em o marido fazendo e silenciam. E quando ele ? preso, tamb?m s?o. N?o t?m como negar que n?o sabiam da pr?tica dentro de casa?, conta. ?Quando n?o s?o presas, seguem com o tr?fico. Ficam s?s para cuidar da casa, v?em o marido traficando. E acabam assumindo?.

O delegado lembra o caso de uma mulher, presa duas vezes em 2007. Ambas por tr?fico. ?Ela disse na delegacia que traficava porque via o marido fazer. E o filho deles j? tinha sido preso por isso?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES