Mulheres são estupradas como forma de “pagar” entrada na Europa

São estupradas como forma de “pagar” a própria entrada na Europa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um relatório divulgado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nesta semana, trouxe dados preocupantes e alarmantes. De acordo com o relatório, mulheres e meninas refugiadas e migrantes estão sendo estupradas como forma de “pagar” a própria entrada em países da Europa. 

Vincent Cochetel, diretor do escritório do ACNUR para a Europa, afirma que, por medo, inúmeras mulheres e meninas refugiadas e migrantes encontram-se vulneráveis seguem sem denunciar os abusos. "Mesmo aquelas que viajam com a família são vulneráveis a abusos. Muitas vezes elas não relatam os crimes e, portanto, não recebem o atendimento que necessitam. Algumas mulheres contam que chegaram a se casar por desespero”, disse.

Vincent Cochetel lembra também que mesmo viajando com a família ou na companhia de demais pessoas, elas continuam expostas e sem nenhuma proteção. "Muitas mulheres e meninas que viajam por conta própria estão totalmente expostas, não podem contar com sua família ou comunidade para as proteger”, acrescentou. 

Os dados mostram que 2.000 pessoas chegam por dia à Europa, sendo 55%  eram mulheres e crianças. O relatório ainda aponta “mulheres solteiras viajando sozinhas ou com crianças, mulheres grávidas e lactantes, meninas adolescentes, crianças não acompanhadas, crianças que se casam precocemente". 

Sarah Costa, diretora executiva da Comissão de Mulheres Refugiadas, diz que todas merecem atenção. Segundo ela, é necessário desenvolver ações para prevenir e punir os responsáveis. “Pelo fato das instalações de recepção na Europa não terem sido feitas para prevenir ou responder à violência de gênero, mulheres e crianças não estão recebendo a proteção que necessitam e merecem”, disse. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES