Novo furto afasta tese de espionagem na Petrobras

A caixa estava sem o lacre e sem o drive de DVD

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo furto de pe?as - o terceiro - de computadores que foram usados em trabalhos nas plataformas petrol?feras da Petrobras refor?a a tese dos investigadores da Pol?cia Federal de que o desaparecimento destes equipamentos n?o seria fruto de espionagem industrial. A nova ocorr?ncia foi descoberta nesta sexta-feira, no p?tio da empresa Halliburton, em Maca?, na regi?o norte fluminense, na chegada de uma caixa transportando um computador que estava na sonda petrol?fera de perfura??o S-45, conhecida como Atlantic Star, na Bacia de Campos.

A caixa estava sem o lacre e sem o drive de DVD. A empresa norte-americana comunicou o fato ? Pol?cia Federal. Nos dois primeiros furtos, foram levadas pe?as de computador e de notebooks com informa?es sobre o Po?o de J?piter, rec?m-descoberto, na Bacia de Santos. O fato de terem roubado ontem apenas um drive de DVD, deixando intacto o HD que cont?m a mem?ria da m?quina, ?, para a PF, sinal do interesse meramente comercial dos ladr?es e corrobora a tese de que n?o houve busca de informa?es estrat?gicas sobre o po?o de J?piter.

Para os investigadores, um dado importante ? que, no computador que teve seu HD roubado, permaneceu intacta uma placa especial, desenvolvida especificamente para a Halliburton ler os seus programas de trabalho nas plataformas petrol?feras. Caso o roubo fosse provocado por espionagem industrial, dificilmente esta placa deixaria de ser levada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES