Ofensa racista é escrita ao lado de absorvente em banheiro de universidade

Segundo testemunhas que presenciaram a cena, a vítima deixou o banheiro aos prantos, gritando em desespero.

Ofensa racista é escrita ao lado de absorvente em banheiro de universidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Macaca, limpa bem limpo". Essa é a mensagem com ofensas racistas que foi escrita em um banheiro feminino da Universidade de Vassouras (RJ) na noite de quinta-feira (01). Ao lado da frase, um absorvente usado foi colado.

As ofensas foram direcionadas a uma funcionária de limpeza do local. Segundo testemunhas que presenciaram a cena, a vítima deixou o banheiro aos prantos, gritando em desespero.

Frase com ofensa racista é escrita ao lado de absorvente usado em banheiro  (Fotos: Redes Sociais)A Polícia Civil foi procurada pela universidade e solicitou as imagens das câmeras de segurança. A cabine do banheiro foi interditada para passar por uma perícia. 

"As imagens vão poder nos auxiliar nas investigações, é o que temos até agora. Vamos instalar um inquérito e tentaremos identificar as pessoas que entraram no banheiro feminino da universidade", explicou o delegado Luciano Santos.

O reitor da Universidade de Vassouras, Marco Antonio Soares de Souza, acompanhou a vítima para registrar o boletim de ocorrência na delegacia. Segundo a instituição, a funcionária está recebendo apoio psicológico e jurídico. 

ESTUDANTES PROTESTAM

As imagens com mensagens racistas foram divulgadas, e rapidamente se espalhou nas redes sociais, gerando revolta em toda a cidade.

Vários estudantes de odontologia, medicina, medicina veterinária e outros cursos da instituição se reuniram na manhã desta sexta-feira (02) e comandaram uma manifestação na entrada da universidade. A expectativa é que o dia inteiro seja de protestos. Os estudantes do período noturno também devem chegar para participar da ação. 

Estudantes protestam contra ato de racismo na Universidade de Vassouras (Foto: Valber Matias)UNIVERSIDADE SE MANIFESTA

Em nota, a Universidade de Vassouras classificou o episódio como inaceitável e repugnante e informou que instaurou procedimento interno disciplinar para responsabilização acadêmica do autor do crime. Confira.

"A Fundação Educacional Severino Sombra e a Universidade de Vassouras repudiam de forma veemente o CRIME ANÔNIMO, HEDIONDO E INACEITÁVEL, de racismo praticado de FORMA COVARDE em nossas dependências. Nossa instituição é irrestritamente comprometida na luta antirracista, não tolera e não tolerará atitudes de incivilidade e discriminação racial.

Aluno(a) e/ou colaborador(a) que for vítima de ato preconceituoso será por nós acolhido(a) e defendido(a) até as últimas consequências. Somos uma instituição que se orgulha por ser plural e inclusiva, e não mediremos esforços para apurar e punir severamente a(o) responsável por este ato REPUGNANTE!

Nos solidarizamos com o sentimento de revolta dos alunos, funcionários e professores e pedimos a todos e todas que, mais do que alimentarem o sentimento de protesto, se unam ao esforço institucional no combate aos flagelos que são o racismo e o preconceito, de qualquer natureza.

Já acionamos a autoridade policial para início da persecução criminal do(a) autor(a) do fato e instauraremos procedimento interno disciplinar para responsabilização acadêmica do(s) responsável(is)."

Reitor da Universidade de Vassouras se pronuncia sobre caso de racismo na faculdade (Foto: Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES