Onda de assaltos em paradas de ônibus gera pânico à população em Teresina

Amedrontadas, as pessoas dizem estar sem alternativas e se sentem acuadas pelo aumento da marginalidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o latrocínio de uma jovem no Bairro Porto Alegre, assassinada durante tentativa de assalto, os populares que utilizam o transporte coletivo afirmam estar em pânico com a onda de ataques a mão armada nas paradas de ônibus em todas as zonas da capital. Os assaltantes encontraram novos alvos e horários para agir: nas proximidades dos pontos de ônibus, geralmente entre 5h30 e 6h30 da manhã, horário com pouca circulação de civis e viaturas policiais.

Amedrontadas, as pessoas dizem estar sem alternativas e se sentem acuadas pelo aumento da marginalidade.

“Moro perto do Dirceu e morro de medo de ser assaltada. Sei que aqui nesta parada que estou já aconteceram outros assaltos e minha vizinha já foi uma dessas vítimas. No meu bairro, no trabalho e nas rodas de amigos não se fala em outro assunto, apenas no quanto a cidade está perigosa. Tenho medo de sair à rua e alerto meus filhos para que cheguem cedo em casa, pois está perigoso demais. E não adianta pedir para a polícia vigiar as paradas porque não tem condição de colocar um vigilante em cada ponto de ônibus. Mas a situação está complicada e não sei mais o que fazer”, lamenta a doméstica Silvani de Sousa.

Mulheres são alvo preferido dos assaltantes. Por apresentarem pouca resistência física, geralmente não reagem às tentativas. Na última segunda, uma técnica de enfermagem foi assassinada a tiros após tentar fugir de um assalto no Bairro Porto Alegre. O pai da vítima está inconsolável e questiona o valor da vida humana. Segundo ele, “a vida humana não tem mais valor nenhum. Por causa de uma besteira, um celular, tiraram a vida da minha filha. Quero justiça, mas também quero segurança pública especialmente no horário que a população sai para o trabalho”, declarou o pai da moça assassinada.

“Me mudei agora e tenho parentes que falam com frequência. Tento não vir sozinha porque o risco de ser assaltada é muito grande. Já chego aqui com o celular escondido no corpo e com pouco dinheiro na bolsa. Estou em uma fase que não ando mais com documentos porque é um transtorno tão grande para tirar a segunda via deles que prefiro andar sem nada valioso, apenas minha vida”, relata a comerciante Érica Feitosa.

População teme assalto a ônibus

Além dos assaltos à parada de ônibus, a insegurança de ter bens pessoais roubados dentro de veículos do transporte coletivo paira sobre os teresinenses. Com a crescente leva de andarilhos que adentram os ônibus da capital comercializando produtos de clínicas de reabilitação ou itens diversos, a população se sente encurralada e teme que o pior aconteça. “Tenho medo de entrarem no ônibus e ser assaltada. Não ando com muita coisa na bolsa justamente por causa disso. Os jovens geralmente andam com notebooks e outros eletrônicos nas mochilas, muitas vezes passam o tempo inteiro mexendo no celular e isso chama a atenção de quem está mal intencionado. Eles facilitam para os ladrões”, diz a cabeleireira Jani Teresa.

Já houve assaltos do tipo neste ano. “Há oito dias sequestraram a van que pego aqui do Dirceu para o centro da cidade. Os ladrões levaram todos os passageiros para a Vila Irmã Dulce, levaram todos os pertences dos passageiros e deixaram o carro dentro do mato. Não agrediram ninguém, mas fizeram a limpa no matagal. Estamos chegando num ponto que não tem mais para onde correr. Parece que os bandidos vão tomar conta da cidade”, afirma a doméstica Silvani de Sousa.

Preocupada com os assaltos, a linha de transporte alternativo que faz rota do bairro Dirceu ao bairro Poti Velho já suspendeu algumas viagens por receio de que marginais possam invadir o veículos e anunciar o roubo. Por causa disso, a empresa só realiza seu trajeto normal até o início da noite. Até o momento, as autoridades policiais não anunciaram nenhuma ação específica para inibir a onda de assaltos e insegurança em Teresina.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES