Padre Airton Freire é acusado de mandar motorista estuprar mulher em retiro

Segundo ela, o padre pediu que ela fizesse uma massagem nele e mandou outro homem, o motorista, estuprá-la enquanto ele assistia e se masturbava.

Padre Airton Freire e Silvia Tavares | Pedro Alves/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A personal stylist Silvia Tavares de Souza acusou o padre Airton Freire de Lima, criador da Fundação Terra, de participar de um estupro sobre o qual denunciou ter sido vítima, em agosto de 2022. Segundo a mulher, o crime foi praticado a mando do sacerdote, que enviou o seu motorista para violentá-la.

O caso corre em segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Civil, que receberam a denúncia em novembro e dezembro de 2022. Na terça-feira (30), o padre de 66 anos foi suspenso pela Diocese de Pesqueira. Nesta quarta (31), Silvia Tavares foi à sede do governo estadual, em Recife, para pedir a conclusão da investigação do caso.

Em nota, a Diocese de Pesqueira afirma que o padre ficará suspenso preventivamente, proibido de atuar. Não se sabe ainda se a decisão afetará suas atribuições na Fundação Terra, entidade da qual é o fundador e recebe recursos da sociedade civil e empresas privadas para suas ações sociais no Sertão do estado. "Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental", diz a nota.

Segundo o relato de Silvia, ela requentava retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019, na Fazenda Malhada, em Arcoverde, e participou de, pelo menos, 25 desses eventos. Os dois se conheceram quando ela buscou a ajuda dele para tratar uma depressão.

Ao NE1, ela relatou que durante um desses retiros, no dia 18 de agosto de 2022, foi chamada pelo padre para ir a uma pequena casa isolada, conhecida como “casinha”, onde ficavam os aposentos do sacerdote. Lá, segundo ela, o padre pediu que ela fizesse uma massagem nele e mandou outro homem, o motorista, estuprá-la enquanto ele assistia e se masturbava.

"Na hora que Jailson estava me estuprando, o outro [o padre] estava se masturbando. Quando terminou, ele [Airton] simplesmente se levantou, pediu pra tomar banho, eu fiquei totalmente desorientada, sem saber o que estava acontecendo. Foi a hora que o outro [Jailson] também saiu do banho. Ele [o religioso] pegou no testículo de Jailson e disse 'veja que coisa linda'. Eu disse 'eu vou morrer?'. Ele disse 'não, você não vai morrer, você vai ficar calada'", afirmou Silvia Tavares ao NE1.

Ainda segundo Sílvia Tavares, a sua relação com o padre Airton era de muita proximidade. Ela disse que chamava ele de "padinho" e ele a chamava de "minha princesa".

"Quando eu o conheci, ele olhou pra mim, me abraçou, me beijou e disse: 'você pode voltar?' e eu me senti a mulher mais importante do mundo, porque é mais fácil chegar perto do Papa que perto dele, porque ele só anda com jagunços, com seguranças, e ele disse que eu tinha livre acesso. Desde esse dia, ele começou a me chamar de princesa. Eu gostaria que muitas mulheres também tivessem essa coragem, mas eu estou por elas, falando por elas", afirmou Sílvia Tavares ao NE1.

Na manhã desta quarta-feira (31), Sílvia Tavares tentou falar com a governadora Raquel Lyra (PSDB), porém foi recebida pela secretária executiva de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, a qual afirmou que ofereceu acolhimento à mulher como vítima de violência. 

“Ela precisava de acolhimento psicológico, e a gente também vai articular junto com a Secretaria de Saúde. Também precisava de uma advogada e, nesse caso, a gente está articulando com mulheres parceiras, para que ela possa ser acompanhada”, declarou ao NE1.

Procurada, a Polícia Civil afirmou que "está empenhada nas investigações, atuando de forma técnica e com compromisso". A corporação também disse que, "no momento, não é possível fornecer mais informações, pois o caso segue sob segredo de Justiça". 

NOTA DA DIOCESE DE PESQUEIRA

Vimos, através desta, comunicar que o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo Diocesano de Pesqueira, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2, do Código de Direito Canônico, DECRETOU, neste dia 30 de maio de 2023, a SUSPENSÃO DE ORDEM “AD CAUTELAM” do PADRE AIRTON FREIRE DE LIMA.

Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental.

Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos.

SAIBA MAIS DETALHES NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES