PF abre inquérito sobre morte de homem trancado com gás pela PRF

De acordo com a família, a vítima tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados havia cerca de 20 anos. Em nota, PRF diz que usou técnicas de “menor potencial ofensivo” na abordagem.

Homem morre asfixiado durante abordagem policial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aberto inquérito, nesta quinta-feira (26), pela Polícia Federal, para investigar a ação dos policiais rodoviários durante abordagem que levou à morte de Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba, região Sul de Sergipe. A vítima foi prensada no porta-malas da viatura com fumaça no local.

Em nota, a corporação afirmou que “diligências acerca do caso já foram iniciadas e a PF trabalha para esclarecer o ocorrido o mais breve possível”. De acordo com a família, vítima tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados havia cerca de 20 anos.

Leia Mais

PF aabre inquérito para investigar ação policia contra Genivaldo (Goto: Divulgação)No laudo do Instituto Médico Legal (IML) foi apontado que asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda causaram a morte de Genivaldo. Um vídeo registrou a ação dos policiais, na qual testemunhas relataram que a vítima se contorcia na viatura.

O resultado da análise foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na manhã desta quinta-feira (26). Ainda segundo a SSP, outros exames foram realizados para detalhar a razão da morte. O corpo foi liberado do IML, em Aracaju, por volta das 22h30.

Vídeo mostra momento da ação dos policiais:

O velório deve ocorrer na casa da mãe do homem, no povoado Mangabeira, em Santa Luzia do Itanhy. Ele era casado e deixa um filho.

A corporação emitiu nota afirmando que os agentes usaram "técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo" para conter o homem. A PRF também alega Genivaldo resistiu à abordagem e foi agressivo.

A PRF alega que Genivaldo resistiu à abordagem e foi agressivo (Foto: Divulgação)A PRF também afirma que abriu um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos. A Polícia Federal vai investigar o caso.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe disse que está acompanhando os desdobramentos e que "tem respeito pelas instituições, mas não compactua com qualquer tipo de violência ou de tortura".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES