PF combate comércio de ouro extraído ilegalmente de Terra Yanomami

As investigações tiveram início após a prisão de garimpeiros que realizavam atividades ilegais na Terra Indígena em 2020, pelo Exército

PF combate comércio de ouro extraído ilegalmente de Terra Yanomami | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 25 de abril, agentes da Polícia Federal estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão e bloqueando bens para combater a venda ilegal de ouro extraído da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. 

As investigações tiveram início após a prisão de garimpeiros que realizavam atividades ilegais na Terra Indígena em 2020, pelo Exército. Os garimpeiros confessaram para quem vendiam o ouro ao serem conduzidos à Polícia Federal.

“O inquérito policial aponta que o grupo teria movimentado mais de R$ 30 milhões em quatro anos e, através de empresas de fachada ou com atividades regulares sem relação com a mineração, receberiam valores de diversos estados do país”, informou a PF. 

Os investigadores descobriram que os envolvidos na venda ilegal de ouro retirado da Terra Indígena Yanomami utilizavam o método de saques fracionados para evitar serem detectados. A Operação Ponte de Ouro cumpriu mandados expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES