PF deflagra operação contra fraude no auxílio em Buriti dos Lopes

As investigações seguem para identificar outros beneficiários do ilícito.

operação | Divulgação/PF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (10/05) a 'Operação Ludibrio', fase ostensiva de investigação instaurada para apurar estelionato e fraude na concessão e saque de benefícios emergenciais de populares residentes no município de Buriti dos Lopes. 16 Policiais Federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Parnaíba.

De acordo com informações, além da cobrança extorsiva por suposto serviço prestado, consta que pessoas do núcleo familiar próximo a agente político do município de Buriti dos Lopes teriam recebido o Auxílio Emergencial, mesmo não atendendo aos critérios de concessão. Pesquisa no Cadastro do Governo Federal confirma tais suspeitas.

Ainda segundo a PF, Os investigados atuam mediante retenção de documentos dos beneficiários, até a efetiva apropriação de cota significativa do benefício sacado, sob a justificativa de cobrir despesas administrativas. As investigações seguem para identificar outros beneficiários do ilícito.

"A operação é uma ação da Polícia Federal com o Ministério Público Federal para executar mandados de busca e apreensão. O objeto dessa investigação são os fraudes no saque e provavelmente na concessão desses benefícios. Para receber o auxílio emergencial, o beneficiário tem que atender a determinados critérios, um deles é uma renda mínima Per Capita. Nesse caso nós verificamos em cadastro as bases de dados do governo federal que pessoas que não atenderiam esses requisitos estaria recebendo esse benefício desde o ano passado. Passou-se a fazer um acompanhamento e se observou ainda que tais pessoas estariam explorando outros beneficiários através da retenção de documentos e dos saques desses benefícios, descontando valores digamos extorsivos", declarou o delegado Carlos Alberto, chefe da Delegacia da Polícia Federal, em Parnaíba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES