PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e contrabando no PI e MA

Empresas com sede na região de fronteira no sul do País e do Estado do Pará eram utilizadas para lavagem de dinheiro

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e contrabando no PI e MA | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29/11), a Operação O Mercador PI, com o objetivo de reprimir a lavagem de dinheiro decorrente da prática de crimes de contrabando de cigarros, bem como os crimes financeiros na região da fronteira do Brasil com o Uruguai.

Na ação de hoje, 30 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina, Francisco Santos/PI e São Luís/MA. 

A investigação pela Polícia Federal no Piauí ocorreu paralelamente à Operação Mercador Fenício, da Polícia Federal na Paraíba, deflagrada na data de 10 de novembro de 2022, cujo trabalho contou com provas compartilhadas com a investigação em curso nesta Superintendência Regional da PF no Piauí, mediante autorização judicial.

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e contrabando no PI e MA - Foto: Divulgação/Polícia Federal

O grupo estabelecido no Piauí seria responsável pela lavagem de dinheiro e remessa de valores a diversas empresas com sede no Rio Grande do Sul, bem como do interior do Pará. 

Conforme a investigação, há indícios de lavagem de dinheiro de crimes como o contrabando e descaminho, entre outros, a partir do recebimento de valores por empresas diversas que atuam em diversificados ramos empresariais, como postos de combustíveis e supermercados. 

Os recursos eram enviados de diversos estados do Brasil por pessoas físicas e jurídicas, muitas sem identificação de origem e sem atividade relacionada aos estabelecimentos comerciais suspeitos que pudesse justificar a remessa dos valores.

Os crimes investigados na Operação O Mercador PI são lavagem de dinheiro, associação criminosa e contrabando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES