PF faz operação contra policiais militares que deram ordem de recuo em 8/1

São duas ordens de prisão e quatro de busca e apreensão. PMs que deram ordem de recuo em 8 de janeiro são alvos da investigação

Golpistas durante os atos golpistas de 8 de janeiro | (Foto: Joedson Alves/ABr)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (22), a 12ª fase da operação Lesa Pátria, que tem como objetivo investigar os ataques terroristas ocorridos em 8 de janeiro contra as sedes dos três poderes da República, em Brasília. Nessa etapa, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão.

Segundo informações apuradas, os alvos dessa fase são os policiais militares responsáveis por ordenar o recuo na entrada do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Polícia Federal, o objetivo dessa fase de investigação é identificar pessoas que tenham participado, financiado, omitido-se ou incentivado os ataques na capital. Os mandados foram expedidos pelo próprio STF.

Leia Mais

Os fatos investigados configuram, em tese, os seguintes crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Durante a 11ª fase da operação, realizada em 11 de maio, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão relacionados a suspeitos de financiar os atos golpistas. As buscas foram realizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Os alvos incluíam empresários, produtores rurais e CACs (colecionadores de armas, atiradores ou caçadores esportivos). Segundo a PF, a Justiça determinou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados, no valor máximo de R$ 40 milhões. 

A Polícia Federal também informou que, nas dez fases anteriores da Operação Lesa Pátria, foram cumpridos: 65 mandados de prisão preventiva (sem prazo definido), 4 mandados de prisão temporária (com prazo determinado), 174 mandados de busca e apreensão, além de 17 instaurações de inquérito policial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES