PI: Irmãos e cunhados criaram empresas para participar de licitação falsa

Os envolvidos são suspeitos de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos envolvendo contratações do município de Batalha

operação | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), em trabalho conjunto com o TCE-PI e CGU, deflagrou na manhã desta terça-feira (25), a Operação Entrelaçados.  A Polícia cumpre 11 mandados de busca e apreensão em sete empresas suspeitas de corrupção.  Os mandados acontecem nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras. 

Segundo o delegado Ferdinando Araújo, coordenador da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), a investigação descobriu que  marido e mulher participavam da mesma licitação fraudulenta. De acordo com a polícia, existe um núcleo familiar de quatro pessoas que são irmãos e cunhados que criaram empresas recentemente com indícios de licitação simulada.

A investigação apura a suposta prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos  na compra de material contra a covid-19, material de limpeza e de escritórios, envolvendo contratações do município de Batalha.

Três agentes públicos investigados, o pregoeiro de Batalha, ex-secretário de saúde e administração também da cidade são alvos da operação.  O objetivo da diligência é dar cumprimento a mandados de busca e apreensão contra 7 empresas, residências de empresários e de três agentes públicos. 

LEIA MAIS: Polícia cumpre mandados contra empresários e agentes em operação no Piauí

Operação cumpre mandados por fraude na compra de material hospitalar no Piauí - Fotos: Divulgação

Empresa familiar

Os levantamentos preliminares feitos pela DECCOR e pelos órgãos de controle mostraram que as empresas alvos da operação possuem estreita ligação entre si, algumas dividindo inclusive o mesmo endereço, e sendo administradas por familiares próximos. Dados apontam que elas venceram licitações de 2017 a 2020, recebendo entre R$ 3 e 4 milhões de reias por ano só do município de Batalha.

Aparentemente as empresas não possuem capacidade operacional para o fornecimento dos materiais licitados (material de limpeza, papelaria e medicamentos). Uma delas não possui sequer funcionário contratado. 

Investigação

A investigação encontrou indícios de favorecimentos escusos, visto que algumas pessoas juridicas foram recém-criadas e mesmo assim conseguiram vencer certames para fornecimento de grande quantidade de produtos. Também há suspeita de combinação de preços entre os licitantes para escolha dos vencedores.

A operação de hoje cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras. O nome da operação é uma referência ao estreito laço familiar mantido entre os supostos empresários e suas empresas.

Fraudes aconteceram na compra de material de limpeza e hospitalar no Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES