Veja lista com nomes dos PMs presos em operação acusados de fraude

O objetivo da operação é dar cumprimento a nove mandados de prisão.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 15h05min

A Secretaria de Segurança divulgou o nome dos oito policiais militares presos na Operação Fraudulenti, acusados de fraude à certame de interesse público, furto e associação criminosa. O nono preso, Antônio Yuri, é dono de uma gráfica e seria o responsável por vazar o gabarito da prova. 

1. Gitã Duarte Ferro (Preso em São Luís, Maranhão) - líder do esquema e responsável em distribuir o gabarito para outros candidatos

2. Antônio Francisco Mendes da Silva 

3. Fernando Coutinho dos Santos

4. Danilo Barros e Silva

5. Braulio Siqueira Candido de Sousa (Simões| Piauí)

6. Gezza Duarte Ferro - irmã do Gitã Duarte Ferro

7. Geová Gomes da Silva 

8. Francisco de Assis Gonçalves da Silva (Simões/Piauí)

 

9. Antônio Yuri Rodrigues da Cruz Neto - funcionário da gráfica que imprimiu a prova

De acordo com a delegada Tatiana Fregueiro, a investigação iniciou após a confissão de alguns presos em operações anteriores. “Essa investigação teve inicio em 2015 quando após o concurso, um funcionário de uma gráfica acabou confessando que pegou a prova e repassou para outros candidatos. A gente está no curso das investigações, hoje foram cumpridas nove prisões temporárias com mandados de busca e apreensão”, afirmou. 

Segundo ela, o líder do grupo é o Gitã Duarte Ferro, que foi preso em São Luís, no Maranhão. “Tudo surgiu do furto da prova, existem provas do vazamento, não existe prova do comercio do gabarito, há indícios de que outros militares tenham entrado no concurso através do mesmo esquema criminoso”, disse ela.

“Agora será dado inicio ao conselho de disciplina para apurar a possibilidade da exclusão deles, se comprovado a fraude serão excluídos, existe o tempo previsto regulamentar como no caso do inquérito poderemos extrapolar esse prazo até chegar a uma investigação bem feita, as vezes o prazo é de 30 dias mas temos que fazer uma apuração bem feita, vamos procurar fazer o mais breve possível”, afirmou o coronel Costa Lima. 

Oito policiais militares são presos acusados de fraude em concurso

A Polícia Civil do Estado do Piauí, atuando pela Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou na manhã desta terça-feira (13/08) a ‘Operação Fraudulenti’, nela oito policiais militares foram presos.

O objetivo da operação é dar cumprimento a nove mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 1° Vara Criminal da Comarca de Teresina. Dos alvos, oito são policiais militares que, através das investigações, ingressaram no concurso público da Policia Militar do ano 2014 através de fraudes. Dois deles foram presos no quartel da PM, na cidade de Simões, no interior do Estado. 

Participam da operação 30 policiais civis, com o apoio da Polícia Militar. Os presos são acusados de fraude à certame de interesse público, furto e associação criminosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES