Piauí e Maranhão ampliam efetivo da Força Integrada de Segurança Pública

A formatura da nova turma de policiais que atuarão neste trabalho será nesta segunda (12).

Força Estadual de Segurança Pública | Roberta Aline / CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (12), será realizada a formatura da nova turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp). Esse é um passo importante para o reforço na segurança pública entre o Piauí e o Maranhão.

Na solenidade, que acontece às 9h, na Avenida Maranhão, entre as alças da Ponte José Sarney, no Centro de Teresina, 66 policiais militares e civis e bombeiros militares serão graduados pela governadora Regina Sousa e pelos secretários da Segurança do Piauí e do Maranhão.

Força Estadual de Segurança Pública | FOTO: Roberta Aline/CCOM

O local da solenidade de formatura foi escolhido para marcar a cooperação entre Piauí e Maranhão na formação dos novos operadores da força. Os dois estados dispõem deste modelo de Força de Segurança e ofertaram disciplinas para a turma. 

“Uma outra característica do grupo é se ajudar. Fazemos parcerias com o Maranhão para uso da tropa em caso de necessidade”, explica a coordenadora operacional da PM na Força Estadual Integrada de Segurança Pública, Cel. Júlia Beatriz.

Atuação

O grupo está capacitado para atuar em missões inerentes às três instituições, que compõem a Segurança Pública em nível de estado. O Piauí passa a contar com 33 novos operadores, mesma quantidade que o estado vizinho.

“É uma força de pronto emprego subordinada diretamente ao secretário de Estado da Segurança, para ser empregada em qualquer situação de apoio onde exista necessidade, seja de Polícia Militar (PM), Civil (PC) ou Corpo de Bombeiros (CB)”, afirma Cel. Júlia Beatriz.

Experiência no litoral do Piauí

No primeiro semestre deste ano a Feisp foi usada por um longo período no litoral do Piauí, atuando na prevenção e repressão aos crimes envolvendo facções criminosas. A força pode ser acionada também para apoiar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios e outras missões.

Participam também da solenidade comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros dos dois estados, além de instituições parceiras como o Exército Brasileiro e a Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES