Piauí pode ser 1º estado a adotar o protocolo espanhol para agressão sexual

A informação foi dada pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas: “Eu firmo o compromisso da gente discutir e implantar esse protocolo da Espanha aqui no Piauí”.

Chico Lucas | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, informou em entrevista à Rede Meio Norte, que o Piauí pode ser o primeiro estado do Brasil a adotar o protocolo espanhol de ação para casos de agressão sexual em lugares de lazer. 

No último sábado, a estudante de Jornalismo, Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi estuprada e morta dentro da Universidade Federal do Piauí, durante uma calourada que acontecia na instituição. Thiago Mayson da Silva Barbosa foi preso.

Janaína da Silva Bezerra foi estuprada e morta durante calourada - Foto: Reprodução

“Na verdade a gente já vinha discutindo isso, que é a proteção aos grupos mais vulneráveis, tem o protocolo para criança e adolescente, protocolo para o público feminino, para os idosos, um protocolo para o público LGBTQIA+, ou seja, nós temos que dar uma atenção especial para os grupos mais vulneráveis. Por exemplo em relação as crianças e os adolescentes, nós tínhamos apenas a recepção das meninas, os meninos não tinham onde ser recebidos em caso de violência sexual”, declarou. 

Chico Lucas informou que vai dialogar com todos os órgãos para dar início a implantação do protocolo no Piauí: “Nós já tivemos uma conversa com o Ministério Público, com a Secretaria de Saúde para quando essas crianças forem vítimas de violência serem encaminhadas a uma unidade de saúde e em relação as mulheres, esse protocolo da Espanha que a gente viu que é um fenômeno mundial e tem sido muito bem sucedido. Nós vamos sim dialogar com a Delegacia de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, a Polícia Militar tem o batalhão Maria da Penha e também a Secretaria da Mulher, para a gente instituir esse protocolo e capacitar bares e restaurantes - nós vamos chamar a Abrasel - para que quando eles perceberem alguém vítima de violência já encaminhar para a Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Polícia Civil. Então eu firmo o compromisso da gente discutir e implantar esse protocolo da Espanha aqui no Piauí”, declarou o secretário.

Chico Lucas firmou compromisso para implantar o protocolo da Espanha no Piauí - Foto: Raíssa Morais

COMO FUNCIONA O PROTOCOLO

O governo da província espanhola da Catalunha desenvolveu um protocolo de ação para casos de agressão sexual em lugares de lazer. O documento dá recomendações sobre como agir em relação à vítima e aos suspeitos. A rapidez e sigilo da reação dos empregados da boate Sutton e da polícia, no caso da denúncia de estupro contra o jogador Daniel Alves, chamam a atenção.

A reação por parte de envolvidos e de agentes se deu de forma eficaz e discreta. As medidas adotadas nesse protocolo têm como foco a atenção prioritária à pessoa agredida. Sempre que acontecer uma denúncia de agressão sexual, se deve atender a suposta vítima de maneira adequada e individualizada.

O protocolo de segurança contra as violências sexuais em ambientes de lazer, um documento de 54 páginas, inclui conceitos, âmbitos de aplicação e princípios de atuação. O documento também esclarece que, diante de uma violência do tipo, a vítima deve ser informada, de maneira clara e compreensível, sobre sua situação e futuras consequências do fato, a fim de que possa tomar decisões de forma livre e tranquila. 

Um ponto importante do protocolo catalão diz respeito à necessidade de coordenação. Nele, se explica a relevância de os diferentes atores e instituições trabalharem de forma complementar. No relato da Polícia da Catalunha, se confirma que os agentes “receberam o aviso da ocorrência, foram ao local, atenderam a vítima e a levaram ao serviço médico de emergência”. Além de que, nos dias seguintes do abuso, a vítima foi ouvida por policiais, prestou depoimento e recebeu acompanhamento psicológico e jurídico.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES