Polícia faz reprodução simulada da morte do menino Henry Borel

Ministério Público Rio de Janeiro (MPRJ) informou que vai acompanhar a simulação por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial.

Polícia faz reprodução simulada da morte do menino Henry Borel | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia faz, nesta quinta-feira (1°), a reprodução simulada da morte do menino Henry Borel, de 4 anos. A reconstituição do caso estava marcada para começar às 14h. Policiais entraram no prédio onde o garoto morreu por volta deste horário.

Segundo mãe do garoto, Monique Medeiros, e o padrasto, o vereador Dr. Jairinho, Henry foi encontrado desacordado no apartamento do casal, na Barra da Tijuca, e levado para o hospital. Um laudo obtido pela TV Globo mostrou que o menino já chegou morto na unidade de saúde.

Na reprodução do caso nesta quinta, a polícia usará um boneco parecido com a criança. Como Dr. Jairinho como Monique não compareceram à reconstituição à reconstituição, policiais representarão o casal tomando por base os depoimentos prestados à polícia. Uma policial feminina representará a mãe da criança e um policial atuará como se fosse o vereador.

Policial chega para a reprodução simulada da morte de Henry com boneco que vai simbolizar criança — Foto: Reprodução/TV Globo 

A defesa do casal solicitou ao delegado Henrique Damasceno, da 16ª DP (Barra da Tijuca), que a simulação fosse adiada para depois do dia 12 porque, segundo alegou o advogado, Monique estaria sofrendo de depressão. O pedido, entretanto, foi negado.

Com isso, tanto Dr. Jairinho como Monique não compareceram à reconstituição. Uma policial feminina representará a mãe da criança e um policial atuará como se fosse o vereador.

Nesta quinta, o advogado André Barreto esteve na frente do prédio, enquanto ocorria a reprodução, e afirmou que o casal está deprimido e não compareceria ao procedimento. Reafirmou o pedido para que gostaria que a reprodução fosse reagendada para segunda-feira e disse que gostaria que ela fosse filmada.

Outro laudo apontou que o menino tinha várias lesões internas no corpo, indicando "laceração hepática causada por uma ação contundente e hemorragia interna" como causas da morte. 

MP acompanha reprodução

Em nota, o Ministério Público Rio de Janeiro (MPRJ) informou que vai acompanhar a simulação por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Zona Sul e Barra da Tijuca.

A Promotoria, que já acompanha as investigações sobre a morte do menino, comunicou que a reprodução ajudará a formular hipóteses que possam determinar "a verdade real dos fatos ocorridos no dia 8 de março".

Henry Borel foi encontrado morto na casa da mãe - Foto: Reprodução

Casal foi orientado a não comparecer

O advogado de defesa do casal, André França Barreto, disse que o delegado se mostrou "intransigente" com o pedido de adiamento da reprodução simulada, e acrescentou ter orientado Monique e Jairinho a não comparecerem no exame.

"Pedimos para que fosse adiada para a próxima terça-feira, mas ele, sem uma motivação razoável, indeferiu. Acho que isso prejudica a própria investigação. No mais, estaríamos credenciados a participar e demonstrar os fatos como aconteceram. Por essa razão, estou orientando meus clientes a não comparecer", afirmou o advogado André França Barreto. 

A principal alegação da defesa é de que Monique está em "grave estado de depressão". Por isso, o advogado pediu que uma nova data fosse marcada para depois do dia 12 de abril.

Advertência sobre crime de desobediência

A Polícia Civil marcou a reprodução simulada e intimou o casal na tarde de terça-feira (30). No mandado constava uma advertência de que, caso os dois "não compareçam no dia, local e horário determinados, incorrerão no crime de desobediência”.

Na petição, o advogado André França Barreto explicou que "não há tempo hábil para o assistente técnico dos requerentes preparar os quesitos e a participação no ato, essenciais à defesa".

Ligação para o governador

Como antecipou o colunista do jornal O Globo Lauro Jardim, o vereador Dr. Jairinho ligou para o governador Cláudio Castro. O Palácio Guanabara confirmou a informação, informando que Castro recebeu uma ligação do parlamentar "horas antes de o caso envolvendo o menino Henry ganhar repercussão na mídia".

"No telefonema, ao saber do fato, Castro limitou-se a explicar ao vereador que o assunto seria tratado pela delegacia responsável pelo inquérito e encerrou a ligação. O governador em exercício reitera que sempre garantiu total autonomia à Polícia Civil e que não interfere em investigações", informa a nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES