Polícia identifica elo de bando que atacou BB em Bacabal

Segundo a investigação, a quadrilha mantém base na Bahia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já foi identificado, pelas forças policiais do Maranhão, o elo maranhense que foi usado pela quadrilha formada por criminosos de outros Estados e que atacou uma agência do Banco do Brasil, no município de Bacabal, na noite do último domingo (25).

Segundo a investigação, a quadrilha mantém base na Bahia, possui aproximadamente 80 integrantes e é a maior em assalto a bancos do Nordeste.Tem interligação nos nove estados da região e ramificações no Uruguai, onde vive o líder do grupo, identificado como José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, considerado de altíssima periculosidade.“Não teremos dificuldade para buscá-lo em ação integrada com Polícia Federal, a Interpol e a polícia daquele país”, declarou o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (27).

Já o irmão de Zé de Lessa, que estava coordenando a ação em Bacabal, foi morto no confronto. Edielson Francisco Lunes, natural da Bahia, tinha a função de subchefe do grupo.Também foram mortos, Warley dos Reis Souza, o Bombado, que é paraense; e Gean Martins Rocha, de Araguaina, no Tocantins. Pelo menos 30 membros da quadrilha vieram para o Maranhão participar do assalto a Bacabal, segundo a polícia.

O policiamento especializado maranhense está de prontidão em pontos estratégicos de municípios próximos a Bacabal para interceptar e capturar os membros da quadrilha. Militares do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) realizam barreiras, revistas, utilizam aeronaves e monitoram vias e acessos ao longo de, pelo menos, sete municípios, na busca dos demais membros da quadrilha.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) trabalha com apoio da Interpol, Centro de Controle da Aeronáutica, polícias dos Estados onde há atuação da quadrilha e, também, forças policiais do Uruguai. Portela esclareceu que não é comum essa modalidade de assalto no Maranhão, conhecida como Novo Cangaço - comparado ao bando de Lampião quando as quadrilhas agem com grande violência e terrorismo. Lembrou que as seis grandes quadrilhas que tentaram atacar instituições financeiras no Maranhão com essa modalidade de assalto foram impedidas. Todos foram presos e os casos solucionados”, lembrou.

Resultado da ação policial, diversas armas e munição de grosso calibre apreendidas e oito pessoas detidas - destes dois militares, sendo um do Maranhão e outro do Piauí. A polícia recuperou um total de R$ 3,7 milhões que estavam com populares e um policial. Todos serão interrogados. A quantia subtraída ainda não foi divulgada pela instituição bancária.

Na coletiva, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, ressaltou que não foi repassada à polícia qualquer informação da instituição financeira sobre recebimento de quantia em dinheiro bem maior que de costume, pois quando isso ocorre é montado esquema prévio de reforço da segurança. Portela lembrou que a SSP-MA mantém permanentemente no município um grupamento do Cosar - equipe formada por militares especializados nas operações em áreas de difícil acesso - e que utilizam armamento de alta tecnologia. A equipe é responsável por garantir a segurança e regularidade das ações em dias de pagamento. O secretário disse, ainda, que nenhuma agência de atendimento ao público foi atacada, mas, apenas a empresa ligada ao banco.

“Este policiamento é destacado para a cidade e pelo menos um dia antes dos pagamentos organiza as estratégias de ação para prevenir ocorrências. Não fomos informados pela instituição que chegaria montante maior que o habitual, de outra forma, a quadrilha não teria entrado na cidade e não teria cometido o assalto. O grupamento militar especializado estava no quartel, de prontidão, para suas atividades na data dos pagamentos. Se tivesse sido acionado, se anteciparia, por se tratar de maior volume financeiro”, enfatizou Portela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES