Polícia Militar inicia Operação Arcanjo II para combater crimes em Teresina

O objetivo é enfrentar a criminalidade, principalmente a prática de roubos, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma.

Polícia do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar da Piauí deu início na noite de sexta-feira (23), à Operação Arcanjo II, para reforçar a segurança em Teresina. As operações, integradas com a Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) da capital,  seguirão durante todo ano, segundo o Comandante-Geral da PM, Coronel Scheiwann Lopes.

De acordo com ele, o objetivo é enfrentar a criminalidade, principalmente a prática de roubos, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, prisão de foragidos da justiça, bem como apreensão de veículos em situação irregular, como furtados ou roubados.

"Ainda no governo passado, na gestão da governadora Regina Sousa, criamos um plano estratégico operacional da Polícia Militar e isso deu certo. Os índices estão aí: reduzimos a criminalidade, em média, em 35% a 40%, e aumentamos em igual percentual a produtividade da Polícia Militar. Números de prisões, apreensões de drogas, recuperação de veículos", enumerou.

"No evitar do crime, evitamos mais de 10 mil chamados no COPOM. Para este ano, estamos pondo em prática o planejamento para 2023, que é intensificar o que deu certo em 2022 e melhorar cada vez mais, por isso a parceria com todas as forças de segurança, irmanadas. E vamos investir na presença policial, atuar fortemente na prevenção com a ocupação de pontos estratégicos, da circulação de viaturas e investindo em blitz, ou seja, mais presença próxima da sociedade no intuito de reduzir cada vez mais a criminalidade e diminuir, inclusive, as filas no HUT", acrescentou.

Comandante da PMPI| foto: Divulgação

Segundo o comandante, a capacidade operacional foi ampliada e deve aumentar com a conclusão da formação dos novos policiais aprovados em concurso.

"Tão logo esse novo efetivo de policiais venha para a Polícia Militar, vamos intensificar cada vez mais as operações.  Hoje, quadruplicamos o número de policiais de efetivo normal dentro das ruas. Só nesta operação, temos mais de 60 viaturas. Mais de 150 policiais.", destacou.

Blitz educativa

A STRANS também participou da operação com a realização de blize em pontos estratégicos da capital. A ação, de caráter educativo, reforçou o uso do cinto de segurança e combater a combinação de alcoólica e direção.

STRANS integra operação da Polícia Militar | FOTO: Divulgação

"Nossas equipes vão estar em conjunto com a Polícia Militar, fazendo operações contínuas ao longo do ano para que, com isso, a gente consiga diminuir a quantidade de acidentes, que reflete diretamente nos atendimentos no HUT. Com essas ações a gente consegue garantir a segurança do condutor", informou Bruno Pessoa, superintendente da STRANS. 

Blitz em avenida de Teresina | FOTO: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES