Polícia pede prisão preventiva do acusado de matar estudante na UFPI

O crime teria acontecido depois de uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI)

janaina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do acusado de participar da morte da estudante Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, que morreu após ser estuprada e ter o pescoço quebrado, após uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O suspeito, também estudante da UFPI, identificado como Thiago Mayson da Silva Barbosa, foi detido suspeito do crime ainda na tarde de sábado (28). A investigação aponta que rapaz relatou que Janaína passou mal durante uma relação sexual.

Polícia pede prisão preventiva do acusado de matar estudante na UFPI

O delegado Antônio Nilton Alves de Moura, da Central de Flagrantes e de Gênero Metropolitana, pediu a prisão preventiva de Thiago Mayson. O pedido foi encaminhado ao juiz titular da Central de Inquérito de Teresina, no sábado (28), que vai decidir se concede ou não a prisão preventiva.

Leia Mais

Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP, foram adotadas todas as providências necessárias para o fiel esclarecimento do caso, com a realização de entrevistas e a realização de exames periciais, além de perícia no local do crime. O inquérito policial será concluído em até dez dias.

UFPI repudia violência contra estudante morta

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou neste domingo (29), uma nota de repúdio à violência contra a estudante Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, morta após ser estuprada e ter o pescoço quebrado, segundo o delegado Francisco Costa, o Barêtta. O crime teria acontecido depois de uma calourada dentro da instituição.

"A Universidade Federal do Piauí (UFPI) externa, com profunda indignação, repúdio acerca da violência cometida contra a aluna Janaina da Silva Bezerra, que também agride cada uma das mulheres que integram a comunidade ufpiana, bem como todos que hoje se colocam no lugar de fala de uma delas", diz trecho da nota divulgada na rede social Instagram.

Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem que morreu após calourada na universidade.  Segundo o delegado Baretta, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.

"Falar por JANAINA é não aceitar nenhum tipo de agressão contra mulheres, é trabalhar para que a luta contra essa violência resulte na mudança do cenário de cultura machista em que se baseiam tais atitudes. Falar por Janaina é não aceitar que a força de um corpo masculino prevaleça sobre um corpo feminino", destacou a nota.

A instituição aproveitou ainda para exigir a punição do crime com o rigor da lei. "Falar por Janaina é dizer não ao FEMINICÍDIO e ansiar por JUSTIÇA! A UFPI fala e falará por Janaina com vozes, ações e atitudes!", finaliza a nota.


Velório e sepultamento

O corpo de Janaína da Silva Bezerra está sendo velado neste domingo (29), no bairro Parque Brasil I, Zona Norte de Teresina. No local, muitos amigos e familiares estão emocionados e muito abalados com a morte violenta da jovem. Outro sentimento  entre todos os presentes é de revolta e pedidos para que a justiça seja feita.

O enterro está marcado para as 16 horas, de hoje, no cemitério da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES