Policial Militar será julgado por dois crimes em Fortaleza

O PM responderá por homicídio qualificado por motivo torpe e tentativa de homicídio

PM vai à julgamento | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acusado de vários crimes de homicídio, o cabo Pedro Cláudio Duarte Pena, da Polícia Militar, conhecido por ´Cabo Pena´, será julgado mais uma vez, devendo, agora, responder pela morte de Róger Candeias da Silva e tentativa de homicídio contra Rogério Alves da Silva, cujo processo tramita na 5ª Vara do Júri. O julgamento, marcado para hoje, às 9 horas, será realizado sob a presidência do juiz de direito Jucid Peixoto do Amaral.

O PM responderá por homicídio qualificado por motivo torpe e tentativa de homicídio e, ainda, por formação de quadrilha, pois os crimes, segundo a prova dos autos, foram praticados com o concurso de outras pessoas. A defesa sustentará a tese segundo a qual o acusado não teve participação nos delitos. O Ministério Público será representado pelo promotor de Justiça Luiz Alcântara Costa Andrade; e a defesa pelo advogado criminalista Francisco José Colares Filho.

Processos

Os crimes, de ampla repercussão, conforme a denúncia, aconteceram no dia 27 de setembro de 2007, na Avenida Frei Cirilo, em frente ao ´Frotinha´ de Messejana, sendo descoberto após uma série de diligências realizadas com a participação de uma força tarefa formada por um grupo de Promotores de Justiça, designados pela Procuradoria Geral da Justiça (PGJ).

Acusado de participar da execução do empresário Miguel Luiz Neto e tentativa de homicídio contra Aurélio Ribeiro Portela, Pena foi julgado, recentemente, pelo Conselho de Sentença do 5º Tribunal do Júri e condenado a 17 anos de reclusão. Inconformado, ele recorreu da decisão para o Tribunal de Justiça, alegando ser inocente e, por isso, julgado contra a prova dos autos. O crime aconteceu no dia 27 de abril de 2007, na Rua Rio Grande do Sul, no Jóquei Clube.

O militar foi ainda condenado a quatro anos de reclusão pela morte de José Ivan Lima, fato acontecido há dez anos. O processo tramitou na Auditoria Militar. Outros três processos tramitaram contra o militar, contudo, foram arquivados. Houve uma outra ação penal contra o acusado encaminhada para a 1ª Vara do Júri, todavia a denúncia foi rejeitada.

Denunciado recentemente, Pena está respondendo também pelas mortes de Francisco Tomé Filho e Gilberto Soares Duarte. O primeiro crime aconteceu no dia 13 de dezembro de 2004, e o segundo no dia 18 de junho de 2006.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES