PRF apreende cigarros eletrônicos contrabandeados em ônibus na BR-316

A carga estava sendo transportada em um ônibus que seguia de São Paulo/SP para Acopiara/CE

PRF apreende cigarros eletrônicos contrabandeados em ônibus na BR-316 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de mercadorias contrabandeadas e mercadorias sem nota fiscal, no final da noite de segunda-feira (7), no município de Picos na BR-316. Todo o carregamento era transportado em um ônibus que seguia de São Paulo/SP para Acopiara/CE.

Os policiais deram ordem de parada ao condutor, um homem de 54 anos. Ao fazer as devidas verificações na documentação e no compartimento de carga do veículo, os policiais detectaram a presença de 45 cigarros eletrônicos.

A resolução n° 46 de 2009 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), proíbe a comercialização e importação de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar. Desta forma, caracterizando o crime de contrabando.

PRF apreende cigarros eletrônicos contrabandeados em ônibus na BR-316 - Imagem: Divulgação/PRF

Além disso, os policiais também encontraram um smartphone, alguns eletrônicos e mais de 320 acessórios para celulares, todos sem qualquer documentação fiscal, situação que foi enquadrada como Descaminho.

Segundo o motorista,  ele recebeu os malotes lacrados, que foram deixados na agência dele em São Paulo e seriam entregues para três pessoas diferentes.

Diante disso, o condutor, na condição de testemunha, e o carregamento foram encaminhados para a Central de Flagrantes na cidade de Picos para os procedimentos que o caso requer.

Descaminho é um crime de ordem tributária, definido como “iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída  ou pelo consumo de mercadoria”. Já o contrabando, envolve produtos proibidos, como o cigarro eletrônico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES