Proerd forma 27 novos instrutores para atuarem contra a violência

O Proerd agora será direcionado também para os adultos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estar preparado, capacitado e treinado é fundamental, pensando nisso a coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Piauí, realizou a formatura de 27 Policiais Militares do curso de instrutores. Também estiveram presentes na solenidade representantes de outros estados como Ceará e Maranhão.

Os Policiais Militares capacitados irão atuar nas comunidades ampliando o currículo para os adultos. Esta foi a 1ª formação de instrutores do Proerd que irão executar o projeto “Currículo pais”.

O projeto acontecerá em  5 encontros com temas diferentes com o objetivo de fortalecimento de vínculos familiares estimulando os pais que são os principais colaboradores dos filhos, com isso, trabalham a prevenção.

O curso teve como facilitador o Major Jairo Freitas da Policia Militar de Pernambuco e quatro mentores piauienses, esse é o resultado da parceria entre Policia Militar, Coordenadoria Estadual da Juventude e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Segundo a coordenadora do Proed no Piauí, major Elizabete Lima, o curso capacita novos monitores para o programa. "O resultado deste curso é que agora além do trabalho que já vem sendo desenvolvido com os jovens nas escolas, iremos também trabalhar com os pais", explicou. Atualmente o Proerd atende 62 municípios piauienses e nos últimos três anos 63 mil crianças foram contempladas.

O Major Jairo explica que o projeto “Currículo  pais” irá trabalhar com as famílias em vários ambientes, como, nas igrejas, associações de moradores, escolas, entre outros, disponibilizando ferramentas para orientar os pais a reconhecerem se o filho está usando drogas, ensinando a família a lidar com a situação e principalmente a prevenção.

“Através do projeto o resultado é a diminuição do número de delitos entre menores e com o avanço do Proerd pretendemos realizar um trabalho voltado para diminuir ainda mais o número de delitos praticados por crianças e adolescentes”, diz major Jairo.

“Os instrutores do Proerd estão se capacitando para atuarem em 42 Escolas Municipais, onde irão orientar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamenta e seus familiares, no sentido do uso das drogas, consequências e prevenção, diz Madalena Leal, Gerente de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação.

O que é o Proerd?

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Ele consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES