Professora explica violência no Entorno do Distrito Federal

Professora explica violência no Entorno do Distrito Federal

Professora atribui violência no Entorno do DF à deterioração das relações sociais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deteriora??o das rela?es sociais e o uso cada vez mais freq?ente da viol?ncia na resolu??o de conflitos cotidianos est?o entre as causas do aumento no n?mero de assassinatos e tentativas de homic?dio na regi?o do Entorno do Distrito Federal, onde policiais da For?a Nacional de Seguran?a P?blica atuam h? quatro meses.

A afirma??o ? da professora Lourdes Bandeira, do Departamento de Sociologia da Universidade de Bras?lia, que destacou: "Se buscarem as causas dos homic?dios ver?o que se iniciaram por pequenos conflitos da vida cotidiana. H? uma desvaloriza??o das rela?es sociais que envolve a banaliza??o da vida, da outra pessoa. O outro vira um objeto qualquer que pode ser descartado a qualquer momento.?

De acordo com balan?o da Pol?cia Militar de Goi?s, nos quatro munic?pios do Entorno onde a For?a Nacional atua desde 19 de outubro (Luzi?nia, Valpara?so, Cidade Ocidental e Novo Gama), as ocorr?ncias de furtos e roubos foram reduzidas em cerca de 40%. O n?mero de assassinatos, no entanto, aumentou 2% e o de casos de tentativa de homic?dio subiu 33,3%, na compara??o entre o ?ltimo trimestre de 2006 e o de 2007.

Por essa liga??o com as rela?es sociais, Lourdes Bandeira explica que o refor?o do policiamento n?o ? suficiente para conter a viol?ncia nessas ?reas. Segundo ela, ? fundamental que a atua??o da For?a Nacional n?o se restrinja ? repress?o e se integre com institui?es locais, como associa?es de moradores e sindicatos.

?Enquanto a For?a Nacional ou qualquer outro grupo, seja Pol?cia Militar ou Civil, n?o estiver articulada com outros segmentos do movimento social, da sociedade civil, provavelmente a situa??o ter? repercuss?o muito menor do que poderia ter se essa articula??o se fizesse?, disse.

Sem essa integra??o, a presen?a da pol?cia pode ainda ocasionar o deslocamento da viol?ncia, alerta a professora. ?A for?a policial, mais para impor sua presen?a do que para possibilitar a constru??o de uma rela??o de confian?a com a popula??o, pode ser ao mesmo tempo ser ocasionadora da pr?tica da viol?ncia ? porque a viol?ncia se desloca, sai de onde est? a for?a policial e vai para outro lugar?, explica.

As for?as policias, segundo ela, devem ainda estar articuladas com as pol?ticas p?blicas: ?? importante que ela esteja articulada com hospitais, com a dire??o das escolas para antecipar que jovens entrem conflito. E ? preciso que essa pol?cia esteja preparada e aberta para a nova miss?o.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES