Promotor revela detalhes do assassinato de Emídio Reis

O depoimento de Joaquim envolve ainda o nome do atual prefeito de São Julião e confirmou que o vice Francimar, foi o autor intelectual do crime

Promotor Benigno Filho | TV MEIO NORTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor João Benigno Filho foi convidado e compareceu ao interrogatório de um dos principais acusados de planejar o assassinado do ex-vereador da cidade de São Julião, Emídio Reis.

Ele participou do interrogatório de Joaquim Pereira Neto, acusado de ter negociado com pistoleiros o crime que vitimou Emídio Reis.

Francisco José de Sousa, mais conhecido como Zé Nessim, e confirmou que o vice dele Francimar, foi mesmo o autor intelectual do assassinato do ex vereador.

Emídio Reis, ex vereador assassinado

?No início o depoimento dele é meio romântica, que eram ligações de um empréstimo que ele queria fazer, que queria renovar um empréstimo consignado, mas aí eu perguntei qual a profissão dele e ele respondeu que era encanador. Perguntei se ele prestava algum serviço para a Prefeitura, se era contratado ele disse que quem tinha ligações com a Prefeitura era a mulher dele que tinha um contra-cheque?, revela o Promotor João Benigno Filho.

Ele relata ainda que por conta disso o acusado, Joaquim Pereira Neto, se contradiz porque dessa forma ele não poderia ser detentor de empréstimo consignado já que não tinha vínculo como funcionário público e nem mesmo como prestador de serviço.

?Aí ele abriu o jogo e revelou que estava dia 23, no dia da reunião quando o Francimar ligou para o o Antônio Virgílio, disse para mim e para o prefeito que o Antônio Virgílio já estava pronto e contratado para matar o ex vereador e que essa reunião foi na propriedade do próprio prefeito de São Julião, Francisco José de Sousa, citada pelo próprio Joaquim como Fazenda Canas. E aí, logo em seguida o Antônio Virgílio segue os passos do ex-vereador Emídio Reis em Picos, à tarde, no dia 31. Estão lá os monitoramentos feitos, as torres de celular todas dando a localização nos laudos. Às 5h17 do dia 31 o Joaquim recebe uma ligação do Antônio Virgílio e você vê uma ligação de muita amizade entre as partes envolvidas, muita confiança do vice prefeito com o Joaquim Pereira Neto, muita ligação?, pontua o promotor.

O promotor liga os pontos e conclui que o fato de Antônio Virgílio ligar para Joaquim Pereira Neto é porque o mesmo seria o homem do dinheiro, que efetuaria o pagamento do crime encomendado. O promotor Benigno Filho destacou também a forma como o ex vereador foi interceptado e morto e ainda como o pagamento em dois cheques foi realizado.

?Quando dá 5h da manhã do dia 31, a primeira ligação que cai no celular do Joaquim, ele estava em São Julião, tá lá gravado. O Antônio Virgílio fez a ligação de Picos. No dia 01, dia seguinte, também às 5h da manhã a primeira ligação que entra no celular do Joaquim é também de Antônio Virgílio para dizer que o serviço foi feito e queria o dinheiro. Ele Joaquim liga pra quem? Para o vice prefeito Francimar que não atende a ligação. Então ele liga para uma casa vizinha que era de um amigo em comum dele e do Francimar e pergunta se ele está em casa e confirma que ele estava e sai pra lá. Chegando diz pro Francimar que o pistoleiro havia feito o serviço e queria o dinheiro. Aí o Francimar pega dois cheques, um de 10 mil reais e um de 5 mil reais, do Banco Itaú, agência de Picos e manda o Joaquim Pereira entregar ao Antônio Virgílio, só que este não aceita o cheque e exige o pagamento feito em espécie. Eles combinam de ir para Picos, do Joaquim descontar os cheques e Antônio Virgílio esperar por ele na porta do banco e foi o que foi feito. Ele afirma que também este foi o último dia que ele viu o Antônio Virgílio?, conta.

Quando o promotor perguntou ao acusado que prestava interrogatório qual era a participação do prefeito no crime ele disse que, do conhecimento dele, o prefeito Francisco José de Sousa não sabia, mas que o vice prefeito Francimar, tinha dito para ele Joaquim que o prefeito sabia do crime e do plano para matar o ex vereador.

Em relação aos detalhes da execução do crime o promotor Antônio Benigno esclarece que, em seu depoimento, Joaquim dá mais detalhes. ?Foi o Antônio Virgílio que seguiu Emídio Reis, inclusive na companhia de um tal de Valter e de outro elemento que o Joaquim afirma não conhecer e quem atirou foi o próprio Valter, com um revólver 38 de propriedade do doutor Emídio Reis, a vítima. Ele conta que enterraram esse moço com uma enxada e deixaram o corpo lá abandonado e em seguida abandonaram o carro. O Antônio Virgílio abordou a vítima pedindo uma carona até determinado local porque ele conhecia a vítima, ele para porque conhecia Antônio Virgílio e deu a carona. Só que no carro atrás, um carro prata, vinha esse tal de Valter e o outro elemento, que vão seguindo o carro do ex vereador que seria assassinado. Num dado momento, Antônio Virgílio saca Emídio Reis de dentro do carro, onde eles entram em uma vereda e isso acontece porque o Antônio Virgílio é um homenzarrão e tem muita força E aí se deu todo o desvendar desse crime?, finaliza o promotor João Benigno Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES