Senado vive nova etapa, diz Tião Viana, presidente da Casa

Senado vive nova etapa, diz Tião Viana, presidente da Casa

Senado vive nova etapa, diz Tião Viana, presidente da Casa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Ti?o Viana (PT-AC), que vai assumir a presid?ncia do Senado ap?s o pedido de afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que vai come?ar uma nova era no Senado. Na quinta-feira (11), Renan se licenciou do cargo por 45 dias.

?Isso ? uma outra etapa da vida do Senado Federal e que tem que ser tratada com imparcialidade, com firmeza, com ?tica e com responsabilidade pol?tica?, disse o presidente do Senado em exerc?cio, Ti?o Viana.

Na segunda-feira (15), Ti?o Viana re?ne a mesa diretora, encontra-se com l?deres partid?rios e tenta tra?ar uma agenda de trabalho e de vota?es que inclua a prorroga??o da CPMF, principal preocupa??o do Pal?cio do Planalto hoje.

O afastamento de Renan Calheiros da presid?ncia do Senado traz al?vio ao Congresso e ao governo. Foram 140 dias de paralisia no Senado desde que as den?ncias contra Renan come?aram a surgir.

A oposi??o garante que as investiga?es das den?ncias contra o senador Renan Calheiros podem n?o ser postas de lado e que os processos ter?o continuidade. Bastante abatido, Renan anunciou a decis?o depois de perder o apoio dos aliados governistas.

Senadores que h? meses pediam o afastamento dele se disseram aliviados. ?? muito bom para as institui?es, porque ele n?o podia continuar. Agora vai se ter uma pausa para se analisar e para se buscar uma forma de entendimento?, disse Pedro Simon (PMDB-RS).

Para a oposi??o, a licen?a foi pouco. ?O que realmente traria calma definitiva ? casa seria a ren?ncia, mas j? ? um passo a sua licen?a?, comentou o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Opini?o parecida tem o l?der do PSDB no Senado, Arthur Virg?lio (PSDB-AM). ?O caminho ideal seria a ren?ncia. Por ora, vamos ver. Isso a? j? ajuda normalizar uma institui??o ferida, como est? sendo ferido o Senado federal?, afirmou o tucano.

Em um dia de Congresso vazio, em v?spera de feriado, apenas um aliado apareceu para defender Renan Calheiros.

?Isso ? um momento triste, um momento em que a democracia n?o... Tudo o que n?s estudamos, tudo o que n?s aprendemos n?o... Nesse mundo moderno n?o est? adiantando. A verdade ? essa?, concluiu o senador Welington Salgado (PMDB-MG).

O Democratas divulgou nota. Para o partido, o clima de desconfian?a s? vai mudar depois que os processos forem julgados.

?Ele dever? renunciar a presid?ncia e tentar, com isso, dizer ao PMDB e ao PT que ele j? foi suficientemente punido. Claro que ? uma estrat?gia, mas n?s n?o concordamos com ela. N?s iremos votar pela perda do mandato?, afirmou o senador Dem?stenes Torres (DEM-GO).

Licen?a

Renan Calheiros comunicou o pedido de licen?a de 45 dias em um pronunciamento exibido pela TV senado pouco depois das 19h de quinta-feira (11).

?Com este meu gesto, que ? unilateral, preservo a harmonia do Senado, deixo claro o meu respeito pelos interesses do pa?s e homenageio, sem d?vida, as altas responsabilidades das fun?es que exer?o, contribuindo decisivamente para evitar a repeti??o dos constrangimentos ocorridos na sess?o de 9 de outubro", anunciou Renan Calheiros (PMDB-AL).

O afastamento de Renan Calheiros pode p?r fim a uma crise que desgasta o Senado. O pagamento de pens?o aliment?cia foi o ponto de partida para a crise.

No final de maio, uma reportagem da revista ?Veja? denunciou que contas pessoais de Renan Calheiros eram pagas por um lobista da construtora Mendes Junior. Renan admitiu que Cl?udio Gontijo fazia os pagamentos ? jornalista M?nica Veloso, com quem o senador tem uma filha. Foi aberto o primeiro processo contra ele.

O caso quase foi arquivado depois que Renan tentou justificar que tinha como pagar as despesas dele, mas as notas apresentadas eram de empresas que n?o existiam ou que tinham irregularidades.

O ?Jornal Nacional? localizou essas empresas em Alagoas, a partir de documentos apresentados ao Senado pelo pr?prio Renan Calheiros. Uma per?cia da Pol?cia Federal confirmou as irregularidades, mas Renan conseguiu escapar da c



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES