Seqüestradores de alta periculosidade fogem de penitenciária de segurança máxima no CE

A descoberta da fuga foi imediatamente comunicada às polícias Civil e Militar

Seqüestradores de alta periculosidade fogem de penitenciária de segurança máxima no CE | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), maior unidade carcer?ria do Estado, situada em Aquiraz (a 27 Km de Fortaleza), foi palco de mais uma ousada fuga. Na manh? de ontem, depois de uma contagem dos presos recolhidos na ala de seguran?a m?xima, a ?Selva de Pedras?, foi constatada a aus?ncia de dois seq?estradores e assaltantes de bancos e carros-fortes: Alexandre de Sousa Ribeiro, o ?Alex Gardenal?; e Jos? Luciano Evangelista Cazuza, o ?Barriga?, tidos como de alta periculosidade e chefes de quadrilha.

A descoberta da fuga foi imediatamente comunicada ?s pol?cias Civil e Militar, bem como aos secret?rios de Seguran?a P?blica e Defesa Social, Roberto Monteiro; e de Justi?a e Cidadania, Marcos Cals.

Segundo o atual diretor do IPPS, coronel PM Ant?nio Ferreira de Oliveira, os detentos utilizaram um peda?o de metal para fabricar chaves ?minchas?. Com elas, abriram cadeados e fugiram da carceragem. Em seguida, se dirigiram ? muralha da penitenci?ria e utilizaram uma ?teresa? (corda feita com len??is) para escalar. A fuga aconteceu embaixo da guarita M, que estava desguarnecida.

A not?cia da fuga pegou de surpresa diversas autoridades policiais cearenses, entre elas, o diretor da Divis?o Anti-Seq?estro (DAS), delegado Jaime Paula Pessoa Linhares; e a ex-titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegada Marta Monteiro. Ambos j? investigaram os crimes praticados pelos criminosos, principalmente em rela??o a ?Alex Gardenal?, que ? tido como um dos l?deres da quadrilha que encomendou a morte de agentes penitenci?rios, fato que ficou conhecido como o ?cons?rcio da morte?.

?Alex Gardenal? estava preso desde 2006, quando a equipe do Departamento de Intelig?ncia Policial (DIP) e a DRF desarticularam a quadrilha que o bandido chefiava juntamente com o assaltante e latrocida Fabiano da Silva Aquino, o ?Fabinho da Pavuna?.

Sangue

As autoridades acreditam que a fuga dos dois seq?estradores aconteceu, provavelmente, ainda na madrugada de segunda-feira, j? que no domingo passado os dois receberam visitas na penitenci?ria. Junto da guarita M por onde os bandidos escaparam, foram encontradas a ?teresa? e uma balaclava (capuz). Havia tamb?m no local marcas de sangue, o que revela que um dos fugitivos possa estar ferido. Um alerta foi emitido pela Pol?cia para os hospitais da cidade.

?Elaboramos um relat?rio do fato e o encaminhamos ? Secretaria da Justi?a?, disse o coronel Oliveira em entrevista ao Di?rio do Nordeste, na tarde de ontem. Um inqu?rito ser? instaurado pela Pol?cia Civil.

No rol dos crimes praticados pelas quadrilhas de ?Alex Gardenal? e ?Barriga? est?o os seq?estros que vitimaram um empres?rio dono de banda de forr?, uma m?dica, um construtor civil, a filha do dono de uma rede de autope?as, e o filho de um casal propriet?rio de uma rede de farm?cias.

PROTAGONISTAS

Dupla ? considerada de alt?ssima periculosidade

Alexandre Souza Ribeiro

Assaltante de bancos e carros-fortes, ?Alex Gardenal? migrou para o crime de seq?estro entre 2005 e 2006, ao tornar-se um dos parceiros do bandido Fabiano da Silva Aquino, o ?Fabinho da Pavuna?. Juntos, desafiaram as autoridades, mas acabaram presos depois de um trabalho de intelig?ncia policial.

Jos? Luciano Cazuza

? considerado pela Pol?cia como de alt?ssima periculosidade. Comanda bandidos seq?estradores e tamb?m lhes fornece armas de grosso calibre. Sua quadrilha foi a respons?vel por v?rios seq?estros, entre eles, os que vitimaram o dono de bandas de forr?, uma m?dica, um construtor civil e o dono de postos de combust?veis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES