SP: Polícia apura origem de diamante de R$ 3 milhões apreendido com drogas

Pedra em estado bruto estava com dinheiro e drogas apreendidos em operação em maio. Laudo apontou que o material da pedra e o seu valor saiu na segunda-feira.

diamante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil de Santa Cruz da Conceição (SP) apura a origem de um diamante avaliado em R$ 3 milhões apreendido durante uma operação, em 25 de maio. O laudo da perícia que identificou a pedra e o seu valor foi divulgado na segunda-feira (30).

A pedra estava entre drogas, cheques e dinheiro apreendidos durante a operação Divisa, que investigava crimes de furto, estelionato e comercialização de armas de fogo. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em oito locais de Santa Cruz da Conceição, Pirassununga e Leme. Ninguém foi preso.

Diamente apreendido em operação (Foto: reprodução)

Apreensão inédita na cidade

A apreensão de um diamante é algo inédito na pacata Santa Cruz da Conceição, de apenas 5 mil habitantes. Segundo o delegado, encontrar algo do tipo é raro na região, tanto que a polícia não soube identificar qual era a pedra.

“Eu desconfiei que a pedra tinha valor, mas não imaginava o quanto e determinei a apreensão naquele momento”, contou o delegado Leonardo da Costa Ferreira.

A pedra foi enviada para o Instituto de Criminalística, em Limeira, encaminhou para São Paulo e após três meses, a polícia recebeu o laudo que comprova que ela tem as características de um diamante. Diante do alto valor, o diamante está sob a custódia policial, em um banco fora da região.

Mudança da investigação

A descoberta da pedra muda o rumo das investigações policiais. “A investigação que era de crimes patrimoniais de pequena monta, agora, abre leque, como organização criminosa, lavagem capital e até crime internacional, já que não se sabe a origem dessa pedra”, afirmou. O próximo passo do novo inquérito instaurado é ouvir a pessoa que tinha a posse do diamante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES