Suspeito de participar de ataque em Guarapuava é liberado pela polícia

Suspeito é natural da cidade e teria ajudado os criminosos com o aluguel de imóveis na região

Carro foi incendiado em frente à unidade da PM | Eduardo Andrade/RPC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um suspeito de envolvimento no ataque à cidade de Guarapuava foi preso pela Polícia Civil do Paraná na tarde desta segunda-feira (18). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.  Após depor por cerca de 5 horas, ele foi liberado. 

De acordo com a polícia, o homem detido não teria participado da parte prática da ação, que sitiou a cidade em uma tentativa de roubo a uma empresa de valores, mas teria ajudado o grupo com a logística.

Ele é natural da cidade e teria ajudado os criminosos com o aluguel de imóveis na região. Até o momento, coletes, dinheiro, munições e 12 veículos foram apreendidos, assim como seis armas, entre elas um fuzil.

A cidade de pouco mais de 180 mil habitantes foi atacada por uma quadrilha entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda.

Um grupo de criminosos que tentava assaltar uma transportadora de valores chegou ao local por volta das 22h30, fechando vias com carros incendiados e atirando contra um batalhão da Polícia Militar. A ação durou até as primeiras horas desta segunda-feira.

Carro foi incendiado por criminosos em frente à unidade da PM, em Guarapuava — Foto: Eduardo Andrade/RPC 

Vídeos mostram que alguns moradores teriam sido usados como cordões humanos para proteger os suspeitos, que estavam em carros blindados. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná, porém, não reconheceu que qualquer pessoa tenha sido feita refém.

Apesar do cerco, a quadrilha conseguiu escapar em sete veículos, que depois foram encontrados abandonados. Segundo as autoridades, a quadrilha não conseguiu entrar na transportadora e nada foi levado.

"Tivemos êxito e frustramos a ação deles. Eles acabaram saindo da cidade e aí sim, nos bloqueios que fizemos tivemos confrontos na área rural. Os setes veículos que estavam na ação foram alvejados e acabaram abandonados. Uma farta munição foi apreendida e estamos em busca desses elementos", diz o tenente-coronel Joas Lins.

De acordo com a Protege, empresa de segurança que atua no município, a ação visava o cofre da empresa de sua base operacional, mas não teve sucesso. "Nos últimos anos, robustos investimentos e aplicação de novas tecnologias ampliaram ainda mais os rígidos padrões de segurança adotados pela empresa o que, certamente, contribuiu para o insucesso da ação criminosa", disse em nota.

A empresa disse ainda colaborar com as autoridades e que "reconhece o relevante trabalho das forças de segurança no enfrentamento ao bando de criminosos que atacou a cidade".

O ataque não deixou mortos, mas pelo menos três pessoas ficaram machucadas na ação: dois policiais militares, com ferimentos nas pernas e na cabeça, e um civil que foi ferido no braço.

A polícia suspeita que os envolvidos no crime também tenham ficado feridos, já que manchas de sangue foram encontradas, assim como carros e munições abandonadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES