Tráfico proíbe roubo de carros em favela; mas bandidos roubam carga

Os responsáveis pelo carregamento de 90 caixas com mil maços de cigarro cada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faixas colocadas pelo tráfico, uma delas na esquina da Estrada de Botafogo com a Avenida Pastor Martin Luther King, no Complexo da Pedreira, proibiram bandidos de levar carros roubados para a área. Mas a determinação, imposta há duas semanas para afastar operações policiais, não evitou o roubo de uma carga de cigarros, levada na manhã desta terça-feira para o Morro da Quitanda, que integra o complexo de favelas.

Os responsáveis pelo carregamento de 90 caixas com mil maços de cigarro cada - avaliado em R$ 400 mil - foram rendidos na Avenida Sargento de Milícias, na Pavuna, às 7h desta terça-feira, e obrigados a segui-los em três carros. Em depoimento na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), uma vítima disse ter visto um dos bandidos segurando um fuzil. Na parte alta do Morro da Quitanda, as vítimas ainda viram outros homens armados, que esperavam pelo carregamento. O material foi descarregado em outro caminhão e as vítimas foram liberadas.

Os moradores se queixam da violência na Pavuna.

- Houve uma redução no roubo de carros. Parece que os traficantes têm mais força do que o próprio poder público - lamentou o corretor Antônio José de Souza, que mora na Pavuna há mais de quatro décadas.

O empresário Artur Iunes vê a situação como "vergonhosa".

- A situação está tão difícil que os próprios bandidos estão pedindo para que não sejam roubados carros.

Entretanto, o 41º BPM (Irajá), batalhão responsável pelo policiamento na área, diz que os traficantes só colocaram faixas pedindo para evitar roubos de carro porque estavam pressionados pelas operações policiais.

No mês passado, o 41º BPM começou a fazer operações nos finais de semana no Complexo da Pedreira para reduzir o índice de roubo de veículos. A estratégia deu certo, segundo a PM. E as operações irão continuar.

Redução nos roubos

No mês passado, foram registrados 76 roubos de veículo pela 39ª DP (Pavuna), área que cobre o Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Do índice, 86,8% dos casos ocorreram entre 1 e 19 de abril - média de 3,47 registros por dia.

Após a primeira operação policial feita pelo 41º BPM na Pedreira, o índice foi reduzido em mais de três vezes até o fim do mês. Entre 20 e 30 de abril, foram registrados 10 roubos de veículo na área - média de 0,9 casos por dia. Para se ter uma ideia, de 21 a 24 de abril não ocorreram roubos de veículo na área.

Outro fator que pode ter colaborado para a queda do roubo de veículos foi a morte de Jorge Araújo Vieira, o Bebezão, baleado num tiroteio com vigilantes em 18 de abril, enquanto tentava roubar uma carga de cigarros na Avenida Brasil, próximo à Fazenda Botafogo. O traficante, que era chefão no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, era um dos principais ladrões de carros e cargas na área.

Em constante conflito

O traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, de 31 anos, é apontado como o chefão do tráfico de drogas nas favelas da Quitanda, Pedreira e Lagartixa, em Costa Barros. Segundo a polícia, ele é o responsável pela ordem imposta de não levar carros roubados para o Complexo da Pedreira, e comanda homens com uma área que se tornou reduto da facção no Rio. Segundo a polícia, a quadrilha dominada por Playboy está em constante conflito com uma facção rival, que age no Complexo do Chapadão.

De acordo com a polícia, a quadrilha abriga bandidos refugiados de áreas dominadas pela mesma facção em áreas que foram pacificadas.

Segundo investigações feitas pela 39 DP (Pavuna), traficantes da Rocinha, Vidigal, Complexo do Caju e Morro dos Macacos reforçaram o poder do tráfico na área.

Ainda segundo a polícia, Playboy passou a temer uma possível ocupação policial permanente na favela, que pode ser uma das causas da determinação dada aos bandidos, orientados a não levar carros roubados para o Complexo da Pedreira. O Disque-Denúncia (2253.1177) oferece recompensa de R$ 2 mil por informações sobre o traficante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES