Vera Lúcia é considerada foragida pela polícia

A ordem de prisão foi expedida após várias idas e vindas nos tribunais

Procuradora acusada de agressão. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia Sant"Anna Gomes, de 57 anos, está sendo considerada foragida da justiça por não ter sido encontrada após o mandado de prisão preventiva efetuado na tarde dessa quarta-feira. No fim da tarde, policiais estiveram em dois endereços da procuradora - um apartamento em Ipanema e uma casa em Búzios -, mas não conseguiram encontrá-la. O juiz da 32ª Vara Criminal, Guilherme Schilling Pollo Duarte, decretou a prisão preventiva da procuradora de Justiça aposentada , acusada de agredir a filha adotiva T., de 2 anos e 10 meses. Ela havia sido denunciada pelo crime de tortura pelo Ministério Público.

A ordem de prisão foi expedida após várias idas e vindas nos tribunais. Na noite de terça-feira, o juiz Roberto Câmara Lacé Brandão, em exercício na 32ª Vara Criminal, entendeu que o caso deveria ser encaminhado para o 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Ele alegou que Vera Lúcia deveria ser submetida à Lei Maria da Penha. Isso porque a menina havia sido agredida na casa da servidora. Porém, na tarde de ontem, a promotora Márcia Colonese entrou com pedido de revisão da decisão para o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, titular da vara.

Em nova decisão, Duarte alegou que, pelo fato de a vítima ser criança, a competência não caberia ao 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. "Embora os fatos tenham sido praticados no contexto de uma relação familiar, as agressões teriam ocorrido não por ser a vítima uma mulher, mas por ser uma criança. Nesse contexto, a acusada praticou os fatos não em função de uma dependência econômica, social, ou tão-somente física da vítima, ou mesmo em razão de gênero, mas sim por ser a vítima menor impúbere", afirmou ele, em sua decisão.

O juiz entendeu ainda que há indícios na denúncia de que Vera Lúcia cometeu o crime - o que justifica a prisão. Segundo Duarte, a liberdade da procuradora aposentada põe em risco a garantia da ordem pública e a busca por provas, já que ela teria intimidado testemunhas.

Embora a polícia não tenha encontrado Vera Lúcia em casa, o advogado dela, Jair Leite Pereira, informou que a procuradora estava no local, proibida de falar com qualquer pessoa. "Vou orientá-la a se apresentar à Justiça, o melhor caminho, ou entrar com habeas corpus para tentar anular a prisão", disse.

Em 27 dias sob a tutela de Vera Lúcia, a filha adotiva foi submetida, segundo denúncia do Ministério Público (MP), a sessões diárias de violência. Ela ficava trancada em um quarto. "Neste calvário a que a pequena criança foi submetida, incluía-se toda sorte de perversidade", diz o documento enviado à Justiça.

Os promotores demonstram preocupação com a capacidade visual da criança. Foi constatado no Hospital Miguel Couto, Gávea, onde o Conselho Tutelar a socorreu, hematomas nos olhos. Os ex-funcionários, que denunciaram o caso, serão ouvidos novamente para saber se há crime de racismo, já que eles alegaram ter sido ofendidos por Vera.

MP entra com pedido de indenização de R$ 510 mil

Pagamento de indenização de mil salários mínimos, o equivalente a R$ 510 mil, custeio de tratamento psicológico e pensão mensal até T. completar 18 anos. Esses foram os pedidos feitos pelo Ministério Público (MP) em ação civil pública contra a procuradora Vera Lúcia de Sant"Anna Gomes, encaminhada ontem à Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso da Capital.

Para o MP, é preciso ainda que T. seja submetida a estudo psicológico para verificar o dano emocional causado pelas agressões da procuradora aposentada. Na ação, foi ressaltado que Vera Lúcia sabia do histórico de sofrimento pelo qual a menina já havia passado e, ainda assim, violou sua integridade física. "A ré, ao pleitear a adoção da criança e, antes mesmo de obter a guarda provisória, tinha plena ciência de sua história de abandono. E, apesar disto, na qualidade de guardiã provisória da menor, ao invés de proporcionar-lhe amor e a segurança que esta jamais teve, colocou-a em risco mais um vez".

A revelação das agressões de Vera Lúcia à T. foram feitas por ex-funcionários da procuradora aposentada, indignados com as sessões de tortura. Os depoimentos foram fundamentais para que ela fosse denunciada à Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES