Violência: Estado do Piauí já registrou 25 casos de feminicídios em 2021

De acordo com a delegada Bruna Verena, a denúncia de toda e qualquer forma de agressão é de extrema importância para evitar novos casos.

eryt | st
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Núcleo Central se Estatística e Análise Criminal (NUCEAC), divulgou nesta terça-feira (23), os dados relacionados a ocorrências de violência contra mulher em todo o Piauí. No boletim consta dados dos anos 2019, 2020 e 2021. 

Neste ano de 2021, até o mês de setembro, foram registrados 4.409 boletins de ocorrências e  25 feminicídios até novembro no Piauí, segundo a Delegada Bruna Verena, coordenadora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, em entrevista ao Meionorte.com. Maio foi o mês com o maior registro de vítimas, sendo seis. Conforme a delegada, a denúncia de toda e qualquer forma de agressão é de extrema importância para evitar novos casos.

Violência: Piauí registrou 25 casos de feminicídios até o mês de novembro (Foto: SSP-PI) 

“O que a Polícia Civil orienta, é que as mulheres denunciem qualquer agressão que estejam sofrendo, que tenham sofrido. A gente orienta que elas denunciem qualquer sinal de violência, por menor que seja agressão. Às vezes é um empurrão, um tapa, um xingamento, que naquele momento ela não dá tanta importância, mas a gente orienta que ela denuncie por menor que seja. Denuncie para a polícia, para as redes de apoio a mulher para que a gente possa fazer cessar essas agressões, para que elas não venham a evoluir e chegar em um feminicídio, inaceitável. A gente não pode aceitar que as mulheres morram pelo fato de ser mulher, em razão de situação de violência doméstica praticada dentro de sua casa; dentro de sua família”, pontua.

Teresina possui quatro Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, em todas as zonas da cidade. Conforme a delegada, outro meio de denúncias é o aplicativo Salve Maria, além de poder acionar diretamente a Polícia Militar através do 190. 

“As mulheres podem comparecer nas delegacias de polícia especializada de atendimento a mulher. Aqui em Teresina temos 4, que fica na zona Sudeste, no Dirceu, no Centro; Parque Piauí e bairro Buenos Aires. Elas também podem denunciar através do Salve Maria, que é o aplicativo para denúncias. Elas podem chamar a Polícia Militar e nós temos hoje parceiros, como a Guarda Maria da Penha, que é da Guarda Municipal, a Patrulha Maria da Penha, que é da Polícia Militar, que acompanha as medidas protetivas. A gente pede que essas mulheres denunciem para que a gente possa tomar as providências cabíveis”, finaliza. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES